De Tarde
Naquele pique-nique de burguesas, Houve uma coisa simplesmente bela, E que, sem ter história nem grandezas,
Em todo o caso dava uma aguarela.
Foi quando tu, descendo do burrico, Foste colher, sem imposturas tolas, A um granzoal azul de grão-de-bico
Um ramalhete rubro de papoulas.
Pouco depois, em cima duns penhascos, Nós acampámos, inda o Sol se via; E houve talhadas de melão, damascos,
E pão-de-ló molhado em malvasia.
Mas, todo púrpuro a sair da renda Dos teus dois seios como duas rolas, Era o supremo encanto da merenda
O ramalhete rubro das papoulas!
Cesário Verde
Para 7 unidades de aproximadamente 100 g:
185 g de farinha de trigo 1 colher de chá de fermento químico (5 g) 145 g de açúcar 125 g de manteiga amolecida 1 pitada de sal 100 g de iogurte natural 2 ovos 30 ml de óleo de girassol 15 ml de sumo de limão Raspa fina de 1 limão 10 g de sementes de papoila
Açúcar em pó para polvilhar.
Pré-aquecer o forno a 190º C. Untar e polvilhar levemente de farinha 7 formas. Peneirar as farinhas e o fermento químico. Bater o açúcar com a manteiga e o sal até que fique uma mistura leve e cremosa. Adicionar o iogurte e bater bem. Noutra taça, bater os ovos com o óleo e o sumo de limão. Adicionar a mistura de ovo à de manteiga em 3 vezes, batendo bem. Misturar a raspa de limão e as sementes de papoila. Adicionar a farinha peneirada e misturar rapidamente, apenas até ligar todos os ingredientes. Verter a massa nas formas enchendo até ¾ da sua altura. Cozer durante aproximadamente 30 minutos ou até que um palito inserido no centro saia seco. Retirar do forno e polvilhar com açúcar em pó.
Deixar os muffins arrefecer ligeiramente nas formas, desenformar e deixar arrefecer completamente sobre uma grade de pastelaria.