Imaginem uma sobremesa fresca, em que o vermelho silvestre do morango se mistura com a textura cremosa e ácida do queijo…

Um clássico perfeito para a época primaveril.

Ingredientes para 8-10 porções:

Base:

250 g. de biscoitos doces simples (costumo usar bolachas digestivas)
90 g. de manteiga

Recheio:

2 colheres de sopa de gelatina em pó
500 g. de queijo “philadelphia” 80 ml de sumo de limão 250 g. de morangos 315 ml de natas semi-montadas 125 g. de açúcar fino + 2 colheres de sopa extra

60 ml de água

Forrar uma forma de mola de 23 cms de diâmetro com papel vegetal. Triturar os biscoitos e misturar com a manteiga derretida. Pressionar esta mistura sobre a base da forma e refrigerar 20 minutos. Salpicar a gelatina sobre a água numa taça à prova de calor e deixar amolecer. Ferver água num tacho. Retirar do lume, colocar a taça com a gelatina dentro do tacho e mexer até que se dissolva. Bater o queijo até que fique cremoso, juntar o sumo e os 125 g. de açúcar. Por outro lado, picar os morangos e o açúcar extra. Repartir igualmente a mistura de gelatina nos dois preparados e bater bem.

À mistura de philadelphia, incorporar as natas.

Montagem:

Colocar colheradas da mistura de queijo na forma, preenchendo os intervalos com a mistura de morangos. Misturar as duas com um palito ou a ponta de uma faca. Refrigerar 1 hora.

Pode decorar-se com nata batida, morangos ou com um coulis, entre muitas outras opções.

Eu fiz porções individuais com 8 cms de diâmetro, utilizando moldes de acetato, que se podem congelar para degustar mais tarde (para a semana chegam os “sogrinhos” e há que surpreendê-los!!!).