Levantei-me da cama obstinada com uma reconciliação. Os brigadeiros ou os crocantes de coco ainda não eram suficientes para preencher o vazio que me deixara aquela mousse. Tínhamos que nos confrontar mais uma vez. Além de um empate, queria a vitória e resolvi interpretar a receita, adaptando-a a mim.
O pequeno espaço da minha cozinha, fez-me esquecer o tempo e passei toda a manhã a venerar a batedeira. A rendição foi inevitável.
Te tira su?
Tiramisú
Bolo genovês de água (1 tabuleiro): 80 g. de gemas 170 g. de claras 85 g. de açúcar 30 ml de água
82,5 g. de farinha com fermento
Pré-aquecer o forno a 240º C. Untar um tabuleiro de forno e forrar com papel vegetal. Bater as gemas com metade do açúcar, quando estiverem quase montadas, juntar a água pouco a pouco. Montar as claras em neve com a outra metade de açúcar. Juntar as claras às gemas e por fim a farinha.
Coze uns 10 minutos.
Mousse de mascarpone: 4 gemas 80 g. de açúcar 3 folhas de gelatina 250 g. de mascarpone
125 ml de nata semi-montada
Por as gemas com o açúcar numa taça em banho-maria. Bater até que alcance 85ºC e retirar do banho-maria. Demolhar a gelatina em água fria e escorrer bem. Juntar a gelatina às gemas, batendo até que esteja completamente dissolvida. Ir juntado o mascarpone e continuar a bater. Quando a mistura estiver aproximadamente a 20ºC, misturar com a nata semi-montada.
Reservar.
Xarope de café: 300 ml de água 8 g. de café solúvel (podem usar-se apenas 300ml de café forte) 80 g. de açúcar
10 g. de rum
Ferver a água com o açúcar. Dissolver o café e deixar arrefecer.
Depois de frio juntar o rum. ( amaretto, marsala…)
Cortar o bolo. Embeber o bolo no xarope. Polvilhar cada camada com um pouco de cacau em pó. Espalhar uma camada de mousse por cima do bolo, alisando com uma espátula. Repetir o processo com outra parte de bolo, terminando com a mousse.
Polvilhar com cacau em pó.
Bolo genovês de água: Paco Torreblanca