Ainda eram 8 e meia quando saltei da cama, ansiosa por começar as delícias de café, que me tinham tentado ontem à noite, enquanto me entretinha a folhear uns livros de receitas. Finalmente, as bolachinhas a duas dimensões impressas no papel, tornaram-se tão reais quanto comestíveis e já estão guardadas numa caixinha para o lanche de hoje à tarde.

Por momentos, trouxeram-me à memória os bolos de bolacha do meu pai, que insistindo em ensopar muito bem as bolachas no café, desmorona as torres antes de as erguer.

O facto é que são únicos, têm o sabor genuíno de uma trapalhada gulosa, de um tempo contado, de um “a olho” bastante preciso, o preciso suficiente, para saberem sempre bem. Assim, dedico estas “delícias de café” ao meu pai, embora não as possa partilhar com ele porque estamos longe!… quinta já chego ao Porto… vão ser 10 dias sem saudades!!!

Para 30 unidades:

375 g. de farinha com fermento 160 g. de manteiga fria em pedacinhos 125 g. de açúcar 1 ovo batido 1 colher de sopa de pó de café instantâneo

1 a 2 colheres de sopa de água gelada.

Creme de manteiga com café:

80 g. de manteiga 125 g. de açúcar fino 2 colheres de chá de água

2 colheres de chá de pó de café instantâneo

100g de chocolate de leite derretido para decorar.

Pré-aquecer o forno a 180º C. Forrar 2 tabuleiros com papel vegetal. Misturar o açúcar com o café dissolvido na água e o ovo e reservar. Deitar a farinha numa taça e esfregar a manteiga com a ponta dos dedos até obter uma mistura de aspecto esfarelado. Misturar os dois preparados. Trabalhar a massa com uma faca, fazendo movimentos de corte, até que fique homogénea. Estender a massa entre duas folhas de papel vegetal com a altura de 5 mm. Refrigerar até que seja possível cortar. Cortar círculos com corta-massas canelado. Cozem aproximadamente 10 minutos.

Deixar arrefecer.

Para o creme: Bater a manteiga com o açúcar até que fique cremosa. Juntar o café dissolvido com a água e bater até ligar.

Refrigerar.

Rechear as bolachinhas aos pares e pintar com o chocolate branco.

Relacionado