Há uns dias fui surpreendida por uma descrição dos “compañeros y profesores de la uib” feita por Pedro Fraga, um amigo com quem tive o prazer de partilhar este ano lectivo.
Depois de ler todos os detalhes relativos a cada um de nós, propus-me a completar todo o puzzle com a única peça que faltava…

Vindo da Galiza já com um curso de cozinha, percorreu toda a Espanha passando pela Escócia, e voando até Maiorca.
Habituado a trabalhar como chef privado em barcos de luxo , veio fazer a pós-graduação deste ano levado por essa força e inquietude com que se criam todos os sonhos.

Pedro Fraga tem o olhar perdido de quem navega por portos infinitos, mas consegue surpreender-nos com pensamentos “terrenos”, maduros e reflectidos.
Tem o dom da palavra, à qual imprime verdade, propriedade e poesia numa combinação inteligente e original.

Na sua paixão pela cozinha, o universo dos doces sempre lhe pareceu distante, facto que não o impediu de criar esta fantástica sobremesa para a nova carta do restaurante da escola:

Pedro, Zucchini e chocolate…

Zucchini e chocolate com Bailey’s

Para 8-10 pessoas:

Bolo de chocolate e Zucchini:
400 g de zucchini (já descascado) 1 ovo 75 g de manteiga 62.5 g de iogurte 100 g de chocolate negro para culinária partido em pedacinhos 8 g de levedura química 37.5 g de cacau em pó (100% cacau) 187.5 g de açúcar ½ colher de café de açúcar baunilhado

200 g de farinha de trigo

Pré-aquecer o forno a 170ºC. Untar e polvilhar com farinha uma forma rectângular.

Misturar os ovos com o iogurte, a manteiga derretida e já fria o zucchini triturado numa taça.

Misturar a levedura, o cacau, o açúcar, o açúcar baunilhado, a farinha e os pedacinhos de chocolate noutra taça. Ir juntado os ingredientes secos aos líquidos, misturando suavemente, até que a massa esteja homogénea. Verter a massa sobre a forma com pouca altura.

Levar ao forno durante uns 40 minutos ou até que o bolo esteja cozido.

Creme de Bailey’s 500 ml de Bailey’s

500 ml de nata com um 35% de matéria gorda

Levar o bailey’s ao lume até que todo o álcool se tenha evaporado, juntar a nata e deixar que reduza até ter a consistência de coulis.
Refrigerar.

Servir o bolo com o creme de baileys bem frio, azeite infusionado com baunilha e crocantes de Zucchini.

Zucchini (em italiano) é o mesmo que courgette (em francês) e abóbrinha (em português do Brasil).