Um ar de saudade chega de poente e mistura-se com o travo oriental da canela. O reconforto de um sabor fácil, familiar, na reunião de todos sentidos.
Assim viajo até casa. Da cozinha conquisto o mundo…
Arroz doce
1 l de leite gordo 200 g de arroz 200 g de açúcar 4 gemas 4 dl de água. Uma pitada de sal Pau de canela
Casca de limão e laranja
Num tacho, ferver o leite, a canela e a raspa de laranja e limão e coar. Reservar mantendo quente. Noutro tacho levar ao lume o arroz com a água e uma pitada de sal, até que toda a água evapore, mas o arroz se mantenha húmido. Juntar o leite quente (uns 4 dl de cada vez), manter o lume no mínimo, mantendo uma ebulição lenta. Ir mexendo o arroz e quando todo o leite tenha desaparecido, juntar outra parte, até que todo o leite termine. Ao juntar a última porção de leite, adicionar também o açúcar. Quando tiver a consistência adequada, retirar do lume e juntar as gemas de ovo batidas e misturadas com um pouco do leite quente do arroz.
Volta ao lume até que as gemas cozam, sem que ferva e mexendo sempre.
Ar de canela:
6 g de lecitina de soja ½ l de leite
10 g de canela.
Misturar o leite com a canela e a lecitina. Deixar hidratar a lecitina por 3 minutos.
Bater com a varinha ou a batedeira até que se comece a formar “ar”.
Como fazer ar:
O recipiente deve ser de metal ou vidro. A lecitina deve ser em pó ou líquida, no caso de ser granulada, deve triturar-se. A batedeira ou varinha devem estar quase à superfície, para que entre o máximo de ar possível.
Depois de se formar o “ar”, retira-se com uma colher e pode continuar a bater-se até que se forme de novo.