A semana foi intensa, trabalhosa e esgotante. Divido-me entre a explicação da carta, a correria da mise en place e o stress do serviço, sem espaço para respirar ou ter qualquer outro pensamento. Por fim, o fim-de-semana resume-se a dois. É tempo para paz, relaxe e evasão.
Bebo muito, até à exaustão. Embriago-me com a tua presença.

“Cada qual tem o seu álcool”
Fernando Pessoa, Livro do Desassossego

Tartes de Baileys

Para umas 24 formas de 4,5 cm de diâmetro:

Massa: 150 g de manteiga amolecida 50 g de açúcar 250 g de farinha de trigo 1 ovo

1 pitada de sal

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e polvilhar de farinha as formas de tarte ou usar forminhas de silicone. Formar um vulcão sobre uma mesa com a farinha, o sal e o açúcar. Dispor no centro do vulcão o ovo e a manteiga. Amassar o mínimo possível até que a massa esteja homogénea (a massa não deve ser muito trabalhada). (Também se pode amassar tudo ao mesmo tempo na batedeira, com o gancho de amassar). Estender a massa com um rolo sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada. Cortar círculos de massa e forrar as forminhas. Cobrir o fundo de cada forma com papel vegetal ou de alumínio. Espalhar em cima do papel contas para assados ou algumas leguminosas para que a massa não infle ao cozer. Cozer por 10-12 minutos ou até que estejam cozidas e ligeiramente douradas.

Reservar.

Banho de chocolate: Derreter 200 g de chocolate negro em banho-maria ou no microondas (a baixa potência e mexendo o chocolate a cada 20 segundos). Pincelar o interior de cada tarte com o chocolate fundido.

Refrigerar.

Creme de Baileys: 100 ml de Baileys 100 ml de leite gordo 20 g de maizena 2 ovos

100 g de açúcar

Dissolver a maizena com o leite, aos poucos, para que não crie grumos. Misturar com todos os restantes ingredientes. Levar ao lume até que coza e engrosse. Deixar que arrefeça um pouco. Rechear as tartes com o creme. Decorar a gosto.

Relacionado

Comentários