Estou exausta… Uma boa noite e sonhos cor-de-laranja!

Tartes com creme de laranja

Para umas 50 unidades:

Massa brisa doce:

250 g. de farinha de trigo 125 g. de manteiga amolecida 125 g. de açúcar em pó

1 ovo

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Fazer um “vulcão” com a farinha peneirada com o açúcar sobre uma mesa. Colocar o ovo e a manteiga no centro. Amassar até ligar (não se deve amassar demasiado). Formar uma bola com a massa e embrulhar em papel film. Refrigerar durante 30 minutos. Estender a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada. Forrar formas de tarte de 5.5 cm de diâmetro e 1,5 cm de altura. Cobrir cada tarte com papel vegetal ou de alumínio e espalhar por cima algum peso (contas para assados ou alguma leguminosa (grão, feijão, lentilhas…)) para que a massa não infle ao crescer. Cozer por 10 minutos. Retirar o papel e cozer por 5 minutos mais, ou até que as tartes estejam ligeiramente douradas. Reservar.

Creme de laranja:

8 ovos 290 g de açúcar 90 g de manteiga fria cortada aos cubos pequenos 45 g de maizena 4 laranjas (sumo e raspa)

1 limão (sumo e raspa)

Misturar metade do açúcar com a maizena e os ovos até que fique uma mistura homogéna. Reservar. Misturar o sumo de laranja e limão com a raspa e a outra metade do açúcar e levar a ebulição, mexendo continuamente. Retirar o xarope do lume e verter sobre a mistura de ovos, maizena e açúcar, mexendo. Levar a mistura a banho-maria, mexendo regularmente até que o creme esteja consistente.* Deixar que o creme arrefeça a uns 50 ºC. Juntar a manteiga ao creme, mexendo até que tenha uma textura homogénea.

Refrigerar.

*Cozer o creme em banho-maria demora bastante tempo. O creme pode cozer-se em lume directo, mas há que ter o cuidado de o mexer constantemente para que não queime, nem talhe (nunca deve passar dos 80ºC).

Sal de laranja:

Pré-aquecer o forno a 80ºC. Ralar finamente casca de laranja e estender sobre um tapete de silicone ou um tabuleiro forrado com papel vegetal. Desidratar no forno a 80ºC. Passar por um coador para uniformizar. Também se pode deixar secar à temperatura ambiente.

Distribuir o creme de laranja por cada base de tarte, polvilhar com açúcar e queimar a superfície com um maçarico para formar uma camada crocante. Decorar com o sal de laranja.