(…) Há lugares onde esperar a primavera

como tendo na alma o corpo todo nu.(…)

Herberto Helder

Para 10 pessoas

Massa de chocolate 20 g de cacau em pó 100% 200 g de farinha de trigo 125 g de manteiga cortada em pequenos cubos 80 g de açúcar 2 gemas 2 colheres de sopa de água fria

100 g de chocolate 70% finamente picado

Recheio: 250 g de cerejas 500 ml de nata para bater 4 ovos

140 g de açúcar

Massa: Untar com manteiga e forrar com papel vegetal, o fundo de uma tarteira. Misturar a farinha, o cacau e o açúcar numa taça. Juntar a manteiga e trabalhar com a ponta dos dedos até obter um granulado fino. Adicionar as gemas e a água e misturar apenas até que a massa esteja homogénea. (Deve trabalhar-se a massa o mínimo possível). Embrulhar a massa em película aderente e refrigerar durante 30 minutos. Estender a massa entre duas folhas de papel vegetal parafinado, ou sobre a mesa usando o mínimo de farinha possível. Colocar a massa na forma e refrigerar por mais 30 minutos. Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Cobrir a massa com papel de alumínio ou vegetal e cobrir com contas para assados ou algumas leguminosas. Cozer durante 15 minutos.

Retirar o papel e espalhar o chocolate uniformemente sobre a base da tarte.

Recheio: Retirar o pé, cortar as cerejas ao meio e retirar o caroço. Colocar as metades de cereja sobre o chocolate, preenchendo toda a base da tarte. Refrigerar até que o chocolate esteja duro. Bater os ovos e misturar com a nata e o açúcar até que esteja um creme homogéneo. Deitar o creme sobre as cerejas e levar ao forno por cerca de 30-40 minutos, ou até que o creme tenha coalhado. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de desenformar.

Servir a tarte fria.

Nota: A minha tarte deveria ter o dobro da altura de creme mas, como foi uma experiência de última hora, faltavam-me os ingredientes necessários. No entanto, já corrigi a receita e alterei as quantidades para que a vossa fique com as porporções correctas.