Os dias quentes aproximam-se a passos largos. Trazem cheiros e sabores coloridos e pedem sensações leves e refrescantes. Frutados, florais ou em harmonia com as notas quentes da estação, os sorvetes popularizam o calor num puro prazer gelado. Apesar de efémeros (são sempre destinados a um consumo imediato), os sorvetes caseiros distinguem-se pelos seus ingredientes totalmente naturais e pela sua extrema simplicidade. Além disso, são muito digestivos, o que os eleva a sobremesa ideal para o desfecho de uma refeição ou os converte no doce capricho sem hora marcada.

De olhos fechados, uma imensa onda azul invade o paladar e o deleite dá lugar ao degelo na aceitação plena dos sentidos….quem não se derrete por um gelado?

(Este artigo foi publicado no número 2 da revista Visão Estilo+Design.)

Para 6-8 pessoas:

500 ml de água 500 g de açúcar 500 g de framboesas

2 colheres de sopa de sumo de limão

Preparar a fruta e triturar até que fique em puré. Passar por um coador, para retirar as sementes. Misturar a polpa de fruta com o sumo de limão e refrigerar até que a mistura esteja completamente fria. Preparar um xarope com a água e o açúcar, fervendo uns minutos até que o açúcar se dissolva. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente.

Misturar o xarope frio e a polpa.

Pôr o sorvete na sorveteira e guardar no congelador.
Deixar uns vinte minutos no frigorífico antes de servir.

Para quem não tem sorveteira: Verter a mistura numa forma de inox (refrigera mais depressa) e tapar com film. Congelar até que se tenha formado uma parte dura nos lados, mas o centro ainda esteja ligeiramente mole. Triturar o sorvete para partir os cristais de gelo. Voltar a congelar repetindo o mesmo processo pelo menos mais 2 vezes a cada 1 h -1h e meia.

Congelar 1 hora antes de servir.

O ideal é consumir os sorvetes no próprio dia.

Sugestão de apresentação:
Servir o sorvete de framboesa em cones de gelado cobertos com chocolate e polvilhados com pedacinhos de violetas cristalizadas.

Relacionado