Experimenta dizer Sericaia sem que te caia
a saliva.
Para cerca de 4 pessoas:
Sericaia de maracujá 230 g de leite meio-gordo 100 g de polpa de maracujá 45 g de farinha de trigo T55 140 g de açúcar
4 ovos
Canela em pó q.b. para polvilhar
Pré-aquecer o forno a 225º C. Untar 4 ramequins com manteiga. Numa taça, misturar o açúcar e a farinha. Juntar as gemas e a polpa de maracujá e mexer até que esteja um preparado homogéneo. Num tacho, levar ao lume o leite até ferver. Retirar do lume e verter o leite sobre a mistura de gemas sem deixar de mexer. Coar a mistura e levar novamente ao lume, mexendo até que ferva e engrosse. Retirar o creme do lume e deixar arrefecer completamente coberto com película aderente rente à superfície. Bater as claras em castelo e adicionar ao creme, aos poucos, envolvendo com uma espátula. Colocar nos ramequins colheradas de creme sobrepondo-as em sentidos opostos até encher a forma. Polvilhar com bastante canela e levar ao forno durante cerca de 20 minutos ou até que um palito inserido no centro saia seco.
Retirar do forno e deixar arrefecer completamente.
Gelado de chocolate 1 l de leite meio-gordo 250 ml de natas com cerca de 35% M.G. 250 g de açúcar 50 g de leite em pó 100 g de cacau
50 g de chocolate 70%
Cerca de 100 g de avelã tostada e picada
Num tacho, levar ao lume o leite, as natas, o açúcar e o leite em pó até que comece a ferver. Retirar do lume, juntar o cacau e o chocolate cortado em pequenos pedaços. Deixar repousar cerca de 24 horas. Triturar todo o conjunto com uma varinha mágica e coar.
colocar numa sorveteira seguindo as instruções da máquina.
Servir a sericaia com o gelado de chocolate e a avelã.
Esta foi uma das receitas que fiz para o livro “The New Pâtissiers”, da autoria de Olivier Dupon, Thames&Hudson, Londres, 2013.