Porque a Primavera tem braços cor-de-rosa que tocam sempre o céu…

Para 6 pessoas:

Xarope: 200 g de açúcar

200 g de água

Levar a água e o açúcar a ferver durante 5 minutos ou até que o açúcar se dissolva. Retirar do lume e deixar arrefecer.

(Pode adicionar-se algum licor mas apenas depois de o xarope estar frio).

Bolo espuma: 5 ovos 117 g de açúcar (33 g + 84 g) 83 g de farinha de trigo

50 g de amido de milho (maizena)

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar e forrar de papel vegetal um tabuleiro de forno (o tabuleiro para cozer o bolo). Peneirar a farinha com a maizena. Reservar. Bater as gemas com 33 g de açúcar até que fique uma mistura espessa e esbranquiçada.Reservar. Bater as claras em castelo e ir adicionando o açúcar até que fique com uma consistência firme e brilhante. Misturar as mistura de gemas com a de claras com movimentos suaves. Incorporar as farinhas suavemente para que a massa não perca volume. Espalhar uma camada fina de massa sobre o tabuleiro. Alisar com uma espátula. Cozer 5 minutos.

(não cozer demasiado ou o bolo não ficará flexível)

Semi-frio de morango 75 g de polpa de morango 5 g de gelatina (2.5 folhas) 80 g de açúcar

325 g de nata

Hidratar as folhas de gelatina em água fria. Escorrer e limpar bem. Aquecer parte da polpa (o mínimo possivel) com o açúcar e diluir a gelatina. Semi-montar a nata e envolver com movimentos suaves, de cima para baixo.

Verter a massa num saco pasteleiro.

Gelatina de morango

Montagem:

Preparar moldes redondos e forrar com tiras de acetato. Cortar tiras de bolo à medida dos moldes e porções redondas para a base de cada molde Colocar o bolo dentro dos moldes (à volta) e colocar a base no fundo. Pincelar abundantemente com o xarope o lado interior do bolo. Encher com a mousse o centro de cada molde forrado com bolo. Cobrir com a gelatina de morango. Congelar. Retirar o acetato com o bolo congelado.

Manter os semi-frios refrigerados até servir.