… de veludo vermelho.
Já tinha feito um Red Velvet Cake em 2009 e continua a ser um dos bolos sobre os quais recebo mais feedback. Na altura, publiquei a receita para responder a um pedido que me tinha sido feito e fiz a versão corrente à base de corante vermelho.

Apesar de não ser uma grande adepta do uso de corantes artificiais, este acaba por ser um assunto controverso já que a maioria das pessoas que lamenta o seu uso, não percebe que eles estão presentes até no bolo mais básico de pastelaria (no outro dia comprei uns croissants e até a caixa ficou manchada de amarelo!).

De qualquer forma, e esquivando-me a uma discussão que dava “pano para mangas”, apresento uma versão do mesmo bolo em que o corante artificial é substituido por beterraba e que tanto tem dado que falar nos blogues americanos. Segundo muitos, a beterraba seria a razão da cor vermelha da receita de Red Velvet cake original, cor essa que é muito difícil de conseguir usando apenas ingredientes naturais.

Li em vários sítios que a cor vermelha do bolo se preserva mantendo um ph ácido na massa. Para que o ph se mantenha ácido não se adicionam ingredientes alcalinos (como o bicarbonato de sódio) e há que respeitar escrupulosamente todos os ingredientes e instruções dadas na receita.

No meio das minhas pesquisas, este foi um dos blogues com que me deparei  e foi daqui que retirei a receita. Embora praticamente todos os comentários falem em resultados mal sucedidos, a minha experiência disse-me para não acreditar e o bolo saiu VERMELHO do meu forno.

Observações: Pessoalmente gosto do sabor, mas é impossível ignorar que o bolo foi feito com beterraba. A cobertura de queijo é a mesma que já fiz antes porque, a quantidade de açúcar da receita dada era, quanto a mim, exagerada.

375 g de beterraba cozida e descascada(2 a 3 beterrabas cruas) 60 ml de sumo de limão 15 ml de vinagre branco 225 g de manteiga amolecida 225 g de queijo cremoso tipo Philadelphia 255 g de açúcar 4 ovos 7.5 g de essência de baunilha 240 g de farinha de trigo integral 7.5 g de fermento químico 7.5 g de sal fino

25 g de cacau

Cobertura de queijo cremoso 400 g de queijo cremoso (tipo Philadelphia) 150 g de manteiga amolecida 130 g de açúcar em pó

1 colher de chá de essência de baunilha

Para o bolo: Pré-aquecer o forno a 180º C.

Untar com manteiga e forrar com papel vegetal 3 formas de cerca de 18-20 cm de diâmetro ou 2 formas com cerca de 22 cm de diâmetro.

Colocar as beterrabas inteiras num tabuleiro de forno e adicionar cerca de meia chávena de água. Cobrir o tabuleiro com papel de alumínio e assar durante cerca de 60-90 minutos ou até estarem moles. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente. Descascar as beterrabas e pesar a quantidade pretendida.

Triturar a beterraba com o sumo de limão e o vinagre num robot de cozinha deixando que fique um puré grosso (pequenos pedaços e não um creme). Reservar.

Numa taça, bater a manteiga até estar cremosa, juntar o queijo cremoso e depois o açúcar e a baunilha sem deixar de bater. Adicionar os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Juntar a farinha peneirada com o cacau, o sal e o fermento e bater a velocidade baixa. Juntar a beterraba e bater apenas até ligar todos os ingredientes. Repartir a massa pelas formas e cozer durante cerca de 20-30 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco.

Retirar o bolo do forno, deixar arrefecer ligeiramente dentro da forma e desenformar, deixando arrefecer completamente antes de rechear e cobrir com o creme.

Para a cobertura e recheio: Bater a manteiga com o açúcar até estar cremosa.

Juntar o queijo e continuar a bater até ficar um preparado homogéneo.

Montagem: Espalhar o creme sobre a superfície de um dos bolos e colocar o outro bolo por cima. Espalhar o restante creme por cima e a toda a volta do bolo e alisar com uma espátula.

Relacionado