Vibrante, feminino e apaixonante…
O Red Velvet Cake é um bolo típico do sul dos Estados Unidos com uma característica cor vermelha e que se cobre com um creme branco de manteiga.
Bolo:
2 colheres de sopa de corante alimentar vermelho líquido ou em gel 12 g de cacau 15 ml de extracto de baunilha 110 g de manteiga sem sal, amolecida 270 g de farinha com fermento 300 g de açúcar 2 ovos grandes
245 g de buttermilk
5 g de sal 5 g de bicarbonato de soda
5 ml de vinagre de sidra.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e polvilhar com farinha uma forma redonda de 23 cm de diâmetro. Misturar o corante, o cacau e a essência de baunilha. Reservar. Bater a manteiga com o açúcar a velocidade média até que fique esbranquiçada e esponjosa (4-5 minutos). Juntar os ovos, um a um.
Juntar a farinha em 3 vezes, alternada com o buttermilk. Bater bem.
Juntar o sal. Juntar o corante com o cacau e a baunilha. Misturar o vinagre com a soda e juntar por fim, à massa do bolo. Cozer 20-25 minutos. Tirar do forno e deixar que arrefeça 10 minutos dentro da forma.
Desenformar.
Cobertura e recheio:
480 ml de leite 50 g de farinha de trigo 450 g de manteiga, amolecida 400 g de açúcar fino
10 ml de extracto de baunilha
Dissolver a farinha no leite num tacho e levar a lume médio, mexendo constantemente até que coza e fique espesso (12-18 minutos). Deitar o preparado numa taça, cobrir com película aderente colada à superfície (para não criar uma película dura por cima) e deixar arrefecer. Bater o açúcar com a manteiga até que fique cremoso e esbranquiçado (5 minutos).
Juntar a baunilha e a mistura de leite e farinha, sem deixar de bater, até que fique homogéneo.
Fonte: Jennifer Appel