Improviso no Outono
Donde vem? De que sorriso ou fonte ou pedra aberta? E é para ti que canta ou, simplesmente,
para ninguém?
Que juventude te morde ainda os lábios? Que rumor de abelhas te sobe pela garganta? Não perguntes; escuta:
é para ti que canta.
Eugénio de Andrade
Para 18 unidades:
Massa tenra: 125 g de farinha de trigo 20 g de manteiga amolecida 1 ovo batido
12 ml de água
Untar 18 formas com manteiga. Misturar a manteiga com a farinha usando a ponta dos dedos, até obter uma massa de um granulado muito fino. Adicionar o ovo e a água e misturar rapidamente, ligando apenas os ingredientes, sem amassar. Pode ser necessário ou não juntar a água ou adicionar um pouco mais de farinha. Fazer uma bola com a massa, embrulhar com película aderente e refrigerar por cerca de 30 minutos. Retirar a massa do frigorifico, pesar pequenas porções de 12 gramas de massa e estender cada uma delas sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada, até que a massa esteja bem fina.
Forrar as formas com a massa e cortar o excedente. Reservar.
Recheio: 150 g de coco ralado 600 g de açúcar 37.5 g de manteiga derretida 24 g de farinha de trigo
9 ovos
Pré-aquecer o forno a 180º C. Misturar o coco, o açúcar e a farinha de trigo numa taça. Bater ligeiramente os ovos e juntar a manteiga derretida. Juntar a mistura de ovo aos ingredientes secos e misturar bem. Encher as formas forradas com a massa e levar ao forno por cerca de 20 minutos ou até que estejam douradas.
Retirar do forno e deixar arrefecer ligeiramente sobre uma grade de pastelaria antes de desenformar.
*as tartes estão prontas quando a superfície estiver dourada. A parte de dentro das tartes deve estar mole quando sai do forno para que ao arrefecer fique com uma consistência húmida.