Estou dentro da imagem…
Fico no lado em que a luz cria sombras e tu ditas a hora em que tudo é perfeito.
Para 6 a 8 pessoas:
375 g de açúcar (250 g para o praliné e 125 g para o merengue) 45 ml de água 125 g de amêndoa pelada e tostada 375 g de natas para bater (32-35% M.G.) 125 g de claras (cerca de 2,5 unidades)
125 g de açúcar
Praliné de amêndoa: Preparar um tabuleiro untado com óleo de girassol. Levar ao lume os 250 g de açúcar com a água até que fique caramelizado (não mexer!). Adicionar a amêndoa e verter o caramelo no tabuleiro. Deixar arrefecer completamente. Em frio, partir o caramelo em bocados mais pequenos, com a ajuda de um martelo ou faca. Colocar os pedaços de caramelo dentro de um robot de cozinha e triturar até que fique um granulado pequeno, mas não muito fino.
Guardar num recipiente protegido da humidade.
Parfait de praliné: Bater as claras até que comecem a ficar firmes. Adicionar os 125 g de açúcar, aos poucos, até que as claras tenham o aspecto firme e brilhante de merengue. Bater as natas até que fiquem esponjosas mas não demasiado firmes. Adicionar 1/3 das natas ao merengue e misturar bem. Adicionar as natas restantes e incorporar com movimentos suaves. Juntar o praliné à mistura, com cuidado, e reservando cerca de 60 g para polvilhar no final.
Verter o parfait numa forma rectangular de 25x11x6.5 cm.
Congelar no mínimo durante 8 horas ou preferencialmente de um dia para o outro.
Retirar do congelador cerca de 10 minutos antes de servir, desenformar e polvilhar com o praliné reservado.
Nota: Para ajudar a desenformar pode-se humedecer ligeiramente a forma por dentro e forrar com película aderente de maneira a que a película se possa puxar e não obrigue a passar a forma por água morna.
Adaptado de Gordon Ramsay