Ergo a cabeça, inspiro profundamente e expiro com ais de suspiro. De volta a Palma, a chuva suja o caminho para a escola e os dias adoçam-se com telefonemas distantes.
Para 35 unidades de 50 g:
600 g de farinha T65 400 g de farinha T55 100 g açúcar 100 g manteiga amolecida 500 ml leite tépido 60 g levedura fresca
Gema diluída num pouco de água para pincelar.
Dissolver a levedura no leite. Numa taça juntar todos os ingredientes e o leite com a levedura.
Com o gancho de amassar, amassar tudo até que a massa esteja homogénea e elástica. (uns 15-20 minutos a velocidade média)
Preparar um tabuleiro de forno com papel vegetal ou de forno. Dividir a massa em porções de 50 g e formar bolas de pão. Dispor as bolas de pão no tabuleiro deixando algum espaço entre elas. Tapar com film ou um pano húmido e deixar que fermentem num lugar temperado até duplicar de volume. (uns 20-30 minutos)* Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Cozer por 10-12 minutos ou até que os pães estejam cozidos e dourados.
* se não dispuser uma fermentadora e para que o pão fermente mais rapidamente: preparar um banho-maria com água morna, colocar dentro de água a taça com a massa do pão e tapar tudo com film ou um pano, deixando fermentar.
Preparei estes pãezinhos e deixei-os pré-cozidos e congelados para o pequeno-almoço de toda a semana.
Pré-cozer pão: Cozer o pão até que cresça e se forme uma ligeira crosta ainda sem cor (o pão deve estar branco). Congelar o pão.
Retirar o pão do congelador e pôr directamente no forno pré-aquecido até que se forme uma crosta dourada (5-10 minutos).