O Beijo
Congresso de gaivotas neste céu Como uma tampa azul cobrindo o Tejo. Querela de aves, pios, escaracéu. Ainda palpitante voa um beijo. Donde teria vindo! (não é meu…) De algum quarto perdido no desejo? De algum jovem amor que recebeu Mandado de captura ou de despejo? É uma ave estranha: colorida, Vai batendo como a própria vida, Um coração vermelho pelo ar. E é a força sem fim de duas bocas, De duas bocas que se juntam, loucas!
De inveja as gaivotas a gritar…
Alexandre O’Neill
Para 8 unidades:
Base 280 g de bolachas de aveia 120 g de açúcar mascavado claro
160 g de manteiga derretida
Mousse de queijo e laranja 130 g de queijo cremoso (tipo philadelphia) 60 g de açúcar 1 folha de gelatina 20 ml de sumo de laranja Raspa de ½ laranja
100 ml de natas para bater
200 g de morangos (limpos, sem pé e cortados em quartos.)
25 g de açúcar fino
Base: Untar com manteiga 6 formas individuais com 6.5 cm de diâmetro e 2.5 cm de altura e forrar com papel vegetal. Triturar as bolachas com o açúcar, juntar a manteiga e misturar bem. Dividir a mistura pelas formas e forrar os lados e a base, prensando com uma colher.
Refrigerar.
Creme de queijo e laranja: Hidratar a gelatina em água fria e escorrer bem. Reservar. Bater o queijo com o açúcar e a raspa de laranja até estar cremoso. Aquecer o sumo de laranja e dissolver a gelatina. Misturar a gelatina ao queijo e bater até homogeneizar. Bater as natas até estarem firmes e incorporar com cuidado.
Encher as formas com o recheio e refrigerar 2 horas ou até estar firme.
Misturar os morangos com o açúcar e refrigerar. Colocar os morangos sobre as tartes antes de servir.