Que saudades do meu blogue…

Sou um guardador de rebanhos. O rebanho é os meus pensamentos E os meus pensamentos são todos sensações. Penso com os olhos e com os ouvidos E com as mãos e os pés E com o nariz e a boca. Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la E comer um fruto é saber-lhe o sentido. Por isso quando num dia de calor Me sinto triste de gozá-lo tanto. E me deito ao comprido na erva, E fecho os olhos quentes, Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,

Sei a verdade e sou feliz.

Alberto Caeiro

Para 6 pessoas:

Doce de ameixa: 250 g de ameixas descaroçadas e sem pele. 125 g de açúcar

½ pau de canela

Pôr as ameixas, o açúcar e a canela num tacho e levar a lume brando. Deixar que o doce ferva lentamente, retirando toda a espuma que se forme à superfície com uma colher ou espumadeira.

Assim que o doce esteja no ponto retirar do lume e reservar.

Para verificar a textura do doce deve retirar-se uma pequena porção com uma colher, deitá-la num prato e deixar arrefecer. O doce deve estar espesso o suficiente para que não escorra no prato.
Para esta quantidade deixei cozer mais ou menos 30 minutos.

Leite de cabra coalhado: 150 ml de leite de cabra pasteurizado (o ultrapasteurizado não funciona)

18 gotas de coalho

25 g de pinhões tostados

Aquecer o leite a 38ºC. Se, ao aquecer o leite, se ultrapassam os 85ºC, o leite não coalhará.

Montagem: Distribuir os pinhões tostados por 6 copinhos de shot. Cobrir os pinhões com o doce de ameixa. Deitar em cada copo 3 gotas de coalho e verter imediatamente o leite a 38ºC. Deixar os copos à temperatura ambiente até que o leite coalhe. Refrigerar.