Romântico e melancólico, o Outono sabe-me a poente. O declínio dos dias num degradé de cores quentes e as noites cada vez maiores, acompanham o meu sono crescente.
A chegada do frio não me conforta, sinto alguma cerimónia com os casacos e pouco à vontade com o recomeço. Mesmo assim, não posso evitar o estalido das folhas secas, alguns beijos de chuva e a paixão pelas castanhas…
Para uns 65 gnocchi:
250 g de castanhas sem pele 250 ml de leite gordo 10 g de manteiga 50 g de farinha de trigo 30 g de açúcar 12 g de queijo manchego curado ralado
1 gema
Água abundante para cozer os gnocchi 1 vagem de baunilha 25 g de manteiga
40 g de açúcar em pó para polvilhar
Misturar a manteiga com as sementes de baunilha.
Descascar as castanhas e pô-las em lume brando com o leite por uns 25-30 minutos ou até que estejam cozidas e quase sem líquido. Fazer um puré com as castanhas. Misturar o puré de castanha e todos os outros ingredientes e amassar em quente até que fique uma massa homogénea.
Formar rolos com a massa, cortar cada rolo em fatias e marcar cada um dos gnocchi com um garfo.
Pôr a água ao lume e quando começar a ferver, deitar os gnocchi.
Os gnocchi estão cozidos quando comecem a flutuar.
Saltear com a manteiga com baunilha e polvilhar com açúcar em pó.
Molho de chocolate de leite e avelãs
200 g de chocolate de leite cortado em pedaços. 100 g de natas
50 g de avelãs
Pré-aquecer o forno a 150ºC. Espalhar as avelãs sobre um tabuleiro de forno e tostá-las durante 10 minutos. Envolver as avelãs num pano e esfregar até que saia toda a pele. Triturar as avelãs ainda quentes até que fiquem em pasta. Misturar a pasta de avelã com o chocolate picado. Ferver a nata.
Deitar a nata sobre a pasta de avelã e o chocolate e mexer até que fique homogéneo.
Dispor os gnocchi num prato e regar generosamente com o molho de chocolate de leite e avelã quente. Decorar com algumas avelãs tostadas.
Servir de imediato.