Maduro e perfumado, o tomate conquistou a melancia: a paixão de um gaspacho…
Para 6 pessoas:
400 g de melancia madura (sem casca e caroços) 5 a 6 tomates bem maduros 40 g de açúcar em pó (pôr a gosto)
200 g de bolo simples (usei um bolo espuma)
Uma pitada de sal
Pré-aquecer o forno a 160º C. Cortar o bolo em 5 mm de lado. Colocar o bolo num tabuleiro de forno e deixar tostar durante uns 10 minutos.
Retirar do forno e reservar.
Levar um tacho com água a ebulição. Fazer um pequeno corte em forma de cruz na base de cada tomate, cortando apenas a pele. Mergulhar os tomates na água a ferver e deixar por 1-2 minutos ou até que a pele comece a soltar-se levemente. Preparar um banho-maria de água com cubos de gelo e mergulhar os tomates imediatamente para parar a cozedura. Descascar os tomates, puxando a pele. Reservar as peles.
Partir os tomates ao meio retirando as sementes.
Partir um dos tomates e 100 g da melancia em cubinhos de 5 mm de lado e reservar.
Triturar 300 g de polpa de tomate com 300 g de melancia e o açúcar em pó e uma pitada de sal e reservar no congelador por 30 minutos/ 1 hora. (o gaspacho deve estar muito frio mas não congelado)
Chips doces de pele de tomate: Estender as peles de tomate sobre um tapete de silicone. Polvilhar com abundante açúcar em pó e umas gotas de água e levar ao microondas. As peles devem ferver uns segundos e retirar-se de seguida. Deixar que as peles sequem à temperatura ambiente.
Se houver demasiada humidade as peles não aguentarão muito tempo crocantes, pelo que se devem servir de imediato ou guardar-se dentro de uma caixa com gel de sílica.
Servir o gaspacho muito frio com os cubinhos de tomate, melancia e de bolo tostado por cima.
Acompanhar com os chips doces de tomate.