Castanhas cruas, castanhas assadas, castanhas cozidas, castanhas congeladas, sopa de castanha, mousse de castanha, bavaroise de castanha, bolo de castanha, pão de castanha, creme de castanha, macarron de castanha, marron glacé, pudim de castanha, bolachas de castanha… fingers de castanha…

Eu simplesmente adoro castanhas!

Bolo: 90 g de manteiga 150 g de açúcar 120 g de ovos 175 g de farinha de trigo 15 g de levedura química

50 g de leite

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma rectângular de 30x15x10 cm e polvilhar de farinha. Bater a manteiga com o açúcar até que fique branca. Juntar os ovos, um a um, sem parar de bater. Incorporar a farinha peneirada com o fermento. Juntar o leite no final misturando até que esteja homogéneo. Cozer uns 30-40 minutos. Deixar arrefecer.

Cortar o bolo em rectângulos de 7.5 x1.5 x1cm de largura. Reservar.

Xarope de café: 100 g de açúcar 100 ml de água

2 g de café solúvel.

Levar a água com o açúcar a ebulição, até que o açúcar se dissolva. Retirar do lume e dissolver o café.

Com um pincel, empapar os rectângulos de bolo.

Recheio de castanhas: 120 g de miolo de castanha 120 ml de nata 50 g de açúcar em pó ½ vagem de baunilha

100 ml de leite

Fazer um corte nas castanhas e cozê-las em água, durante cerca de 20 a 30 minutos. Descascar as castanhas. Numa panela, pôr o miolo de castanha, metade das natas, o leite e a vagem de baunilha (aberta ao meio) e cozer em lume brando até que todo o líquido evapore. Retirar do lume, tirar a vagem de baunilha e triturar com a nata restante e o açúcar em pó até que fique uma pasta homogénea.

Guardar dentro de uma manga pasteleira com bico redondo número 14.

Brilho de chocolate

Montagem: Dispor os rectângulos de bolo sobre uma grade de pastelaria, com um tabuleiro por baixo (para escorrer o chocolate). Fazer cilindros de castanha por cima do bolo, no sentido do comprimento. Cobrir com o brilho de chocolate, banhando generosamente os rectângulos com uma concha de sopa e deixando-os escorrer sobre a grade. Refrigerar ou congelar, para que seja mais fácil “transportar” os rectângulos para um prato.

Decorei com puré de castanha e castanha cozida.

Relacionado