Não conheço nada de Lisboa e pergunto-me como é possível se o meu pai é daqui. Deixas-me no centro, enquanto vais dar mais um curso, e eu guardo religiosamente o beijo e o papel com a morada para lá ir ter depois. Devia estar entusiasmada com uma cidade por descobrir, mas sinto-me como uma turista acabada de aterrar do outro lado do mundo, com jet lag e muito cansaço.
Sento-me numa pastelaria e mal tenho tempo de juntar as letras da fachada para lhe formar o nome -Bénard- quando surge um simpático empregado a atender o meu pedido. Peço o meu café, o terceiro desde que sai do Porto, às seis da madrugada, com as minhas quatro míseras horas de sono e volto a olhar para o nome do sítio para me certificar que não perdi nenhuma letra. Sim, está correcto. O número é o cento e quatro e, enquanto espero, divido a minha atenção entre o espectáculo surreal de um homem com uma pandeireta a“cantar” coisas incompreensíveis e um homem estátua todo banhado a dourado, suspenso em poses acrobáticas. Afinal, também quero um pão com queijo.
Não sei o que fazer com tantas horas que me restam. Tiro da carteira a minha sebenta e a bic azul e entretenho-me a planear sobremesas mas, mesmo assim, é inevitável que já não saiba que a senhora sentada na mesa ao meu lado esquerdo é a dona da pastelaria e que o senhor sentado ao meu lado direito está a falar ao telemóvel com alguém de Tomar e tem um filho que vive lá. Tem uma escola de música em Lisboa onde faz o que gosta e acredita que as coisas têm que ser feitas com paixão. Eu também acredito.
Este crumble foi feito assim.
Crumble de aveia e baunilha com maçã e ruibarbo.
Para cerca de 4 pessoas:
200 g de ruibarbo 200 g de maçã descascada e descaroçada (cerca de duas maçãs) 50 g de açúcar
10 ml de sumo de limão
40 g de farinha de trigo T55 60 g de flocos de aveia 60 g de açúcar Uma pitada de sal 75 g de manteiga fria, cortada em pequenos pedaços.
1 colher de chá de extracto de baunilha.
Pré-aquecer o forno a 180º C. Preparar uma forma refractária com cerca de 31 x 21 x 5 cm. Lavar e cortar o ruibarbo em fatias com cerca de 1 cm de espessura. Lavar, descascar e descaroçar as maçãs e cortar em cubos com cerca de 1,5 cm. Pôr o ruibarbo e a maçã numa taça e misturar com o açúcar. Colocar uniformente na base da forma. Num robot de cozinha colocar os ingredientes secos, menos a aveia, e “pulsar” apenas até misturar todos os ingredientes. Adicionar a aveia, a manteiga e a baunilha e “pulsar” até que esteja uma massa granulosa. Espalhar a massa sobre a maçã e o ruibarbo. Cozer durante cerca de 30 minutos ou até que o crumble esteja dourado.
Retirar do forno e servir morno acompanhado com iogurte natural ligeiramente adoçado. Foi assim que o comi ao pequeno-almoço! 😉