Sabores de uma chuva a dois…

1 kg de pêras maduras, mas firmes 625 g de açúcar Sumo de 1/2 limão Sumo de uma laranja ½ pau de canela Vidrado de ½ laranja

250 g de chocolate negro de culinária

Cortar as pêras em lâminas finas. Colocar as pêras com o açúcar, os sumos, a canela e o vidrado num tacho. Ferver o conjunto por 5 minutos e retirar do lume. Juntar o chocolate picado e mexer até que esteja uma mistura homogénea. Deixar arrefecer e refrigerar durante 8 horas, ou toda a noite, coberto com papel vegetal. Levar de novo ao lume, até que ferva, mexendo suavemente e retirando a espuma que se forma à superfície. A mistura deve cozer lentamente durante 40 minutos ou até que alcance os 105ºC (comprovar com um termómetro). A compota está pronta quando ao colocar uma pequena porção sobre um prato esta arrefeça com uma consistência espessa. Verter a compota em frascos com tampa de rosca esterilizados. A mistura deve chegar até à borda (o volume diminui ao arrefecer). Fechar os frascos e virá-los com a tampa para baixo para criar vácuo durante 15-20 minutos.

A compota fica melhor uns dias depois de ser feita.

Fonte: Ch. Ferber

Para esterilizar os frascos basta tirá-los directamente da máquina de lavar a louça ou mergulhá-los dentro de água a ferver durante 10 minutos.

A compota conserva-se durante 3 meses mas depois de aberta deve conservar-se no frigorífico.