Agosto é quente no sangue que me devolve
junto à casa, nítida como a figueira.
Para cerca de 6 pessoas:
Base: 125 g de bolachas tipo digestivas 30 g de açúcar mascavado claro 50 g de manteiga derretida 2 g de canela em pó Raspa de 1/4 de limão
4 g de gengibre fresco ralado
Recheio: 100 g de chocolate branco, cortado em pequenos pedaços 100 g de natas para bater (com cerca de 35% de M.G.) 200 g de queijo cremoso (tipo philadelphia) 25 g de sumo de limão
100 g de figos secos
Figos secos, sumo de limão, raspas de chocolate branco e nozes q.b.
Para a base: Forrar com papel vegetal uma forma de fundo amovível com cerca de 20 cm de diâmetro. Triturar as bolachas e misturar com o açúcar, a manteiga e as especiarias. Distribuir a base de bolacha numa camada uniforme no fundo e lados da forma, prensando com as costas de uma colher.
Refrigerar.
Para o recheio: Numa taça, derreter o chocolate branco com as natas usando um banho-maria ou o microondas (com pequenos intervalos de calor e mexendo regularmente). Misturar os figos e o queijo e triturar com uma varinha mágica ou usando um robô de cozinha, até que esteja um creme homogéneo.
Colocar o recheio sobre a base de bolacha e refrigerar durante cerca de 1 hora ou até que esteja firme.
Desenformar o cheesecake e servir frio acompanhado com figos secos regados com sumo de limão, nozes e raspas de chocolate branco.