A tentação chegou mais magra…

Bolos de maçã com xilitol

Para 10 unidades:
Apto para diabéticos

200 g de maçã descascada e descaroçada 100 g de xilitol 2 colheres de sopa de azeite virgem extra ½ colher de chá de extracto de baunilha 90 g de farinha com fermento ½ colher de chá de fermento 1 ovo ½ colher de chá de canela moída 50 g de nozes moídas

1 pitada de sal

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha 10 formas de queques. Cortar a maçã em cubinhos, misturar com o xilitol numa taça e deixar repousar durante 30 minutos. Misturar o azeite, o ovo batido e a baunilha num recipiente. Peneirar a farinha com o fermento, o sal, a canela e as nozes moídas noutra taça. Quando o tempo de repouso da maçã tiver passado, adicionar à mistura de ovo, azeite e baunilha. Misturar os ingredientes secos e mexer até que a massa esteja homogénea. Levar as forminhas ao forno por cerca de 20 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer ligeiramente antes de desenformar.

O que é o Xilitol?

É um edulcorante natural encontrado em certos alimentos como framboesas, morangos, ameixas, milho, endívias e cogumelos e que é produzido pelo corpo humano durante o metabolismo da glucose.
O xilitol é um granulado branco e inodoro, sem aftertaste e, dissolvido na boca, proporciona uma sensação refrescante.

Porque pode usado por diabéticos?

Possui o mesmo poder edulcorante que a sacarose – pode ser substituido exactamente nas mesmas quantidades; Contém 40 % menos de calorias – 2.4 por grama; Tem um baixo índice glicémico – apenas 7 comprativamente à sacarose com um índice de 64;

Como é lentamente absorvido e um estabilizador natural da insulina, a rápida subida dos níveis de glucose associada ao açúcar, é bastante reduzida.