Ninguém poderia acreditar que, ontem, o meu avô Alfredo fez oitenta e três anos. Mesmo quem não tenha reparado no enorme rato Mickey tatuado no seu antebraço direito, percebe imediatamente que, mais do que uma marca, a juventude é o seu estilo de vida. O dia do seu aniversário foi mais uma prova de que os sonhos não têm idade e, durante o jantar, quase poderia jurar que por entre os elogios ao arroz de polvo, vi os seus vaidosos olhos azuis numa incansável viagem a Cuba… …Que sejam muitos, muitos mais!!…
Massa 1: 50 g de farinha T65 90 g de avelãs tostadas e finamente picadas 80 g de maçapão 75 g de manteiga 80 g de açúcar ½ colher de chá de sal 1 colher de chá de extracto de baunilha
2 ovos
Massa 2: 30 g de cacau 100% 1 colher de chá de canela moída 120 g de avelãs tostadas e finamente picadas ½ colher de chá de sal 4 claras 145 g de açúcar
1 colher de chá de extracto de baunilha
Untar com manteiga e forrar com papel vegetal uma forma com cerca de 24 cm de diâmetro.
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Massa 1: Peneirar a farinha e misturar com a avelã. Triturar o massapão num robot de cozinha e juntar a manteiga, o açúcar, o sal e a baunilha até obter uma massa lisa. Misturar os ovos batidos, em 3 vezes, batendo bem entre cada adição. Misturar a farinha com a avelã até que fique uma massa homogénea.
Guardar a massa dentro de um saco pasteleiro e reservar.
Massa 2: Peneirar o cacau e a canela e misturar com a avelã. Bater as claras em castelo e ir adicionando o açúcar, aos poucos, sem deixar de bater até que tenha a consistência de merengue (firme e brilhante).
Misturar os ingredientes secos, aos pouco, até que fique uma massa homogénea.
Espalhar metade da massa de chocolate na forma. Cobrir com a massa branca, formando uma espiral a partir do centro e alisar com uma espátula. Terminar com a massa de chocolate restante, espalhando bem, até cobrir toda a superfície. Cozer durante aproximadamente 40-45 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia seco.
Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco dentro da forma e desenformar, deixando arrefecer completamente.
Creme de manteiga italiano com chocolate negro:
150 g de açúcar (115 g + 35 g) 40 ml de água 2 claras 300 g de manteiga cortada em cubos médios 1 colher de chá de extracto de baunilha
90 g de chocolate negro para culinária
Misturar 115 g de açúcar com a água e levar ao lume até que o xarope tenha 116ºC. Bater as claras em castelo e juntar os 35 g de açúcar, aos poucos, até que tenha consistência de merengue. Juntar o xarope quente em fio sobre o merengue, enquanto bate a velocidade máxima. Continuar a bater o merengue até que esteja à temperatura ambiente. Entretanto, derreter o chocolate em banho-maria ou no microondas (com pequenos intervalos de calor e mexendo bem entre cada intervalo) e deixar arrefecer. Sem deixar de bater, adicionar a manteiga, aos poucos, até que a porção anterior esteja completamente incorporada. Juntar o chocolate derretido frio e bater até que o creme esteja homogéneo.
Refrigerar o creme, deixando arrefecer à temperatura ambiente e batendo novamente antes de utilizar ou usar imediatamente.
Ganache de chocolate para cobrir:
300 g de chocolate negro para culinária
160 g de nata para bater (cerca de 35% de matéria gorda)
Picar finamente o chocolate e colocar numa taça. Ferver a nata, verter sobre o chocolate e mexer cuidadosamente com uma colher até que a ganache esteja lisa e brilhante (não deve ter gordura à superfície).
Usar imediatamente ou refrigerar e aquecer em banho-maria antes de utilizar.
Cortar o bolo frio, horizontalmente, em duas metades iguais. Cobrir a base do bolo com creme de manteiga, alisar bem com uma espátula e refrigerar até que esteja firme. Colocar a parte de cima do bolo sobre o creme e cobrir o topo e os lados do bolo com o restante creme, alisando bem. Refrigerar novamente, até que o creme esteja duro. Pôr o bolo sobre uma grade de pastelaria com um tabuleiro por baixo. Cobrir o bolo com a ganache de chocolate, vertendo-a sobre o bolo e deixando escorrer para os lados, até que este fique completamente coberto. Refrigerar o bolo e retirar do frigorífico aproximadamente 15 minutos antes de servir.