Levantam-se vozes saudosistas a reclamar o bolo de noz que tantas vezes fez parte de reuniões em família e que, depois de acompanhar vários Natais, ficou esquecido num papel amarelado com a caligrafia já apagada da minha avó.
O bolo de noz que hoje revive num ensaio para o Natal.

Para 6 a 8 pessoas:

Creme de gemas: 8 gemas 8 colheres de sopa de açúcar

8 colheres de sopa de água.

Misturar todos os ingredientes até que fique um preparado homogéneo. Levar a lume brando, mexendo constantemente, até que engrosse. Retirar do lume e continuar a mexer até que o creme arrefeça.

Cobrir com papel aderente sem que haja ar entre este e o creme (para que não se forme uma película dura por cima) e refrigerar.

O creme não deve nunca ferver. Se for necessário, ir pondo e retirando do lume, mexendo constantemente.
O creme está na consistência certa quando ao mexer, comece a fazer estrada no fundo do tacho (deve deixar um sulco que permanece durante alguns segundos deixando ver o fundo do tacho).

Bolo de Noz: 250g de açúcar 250g de nozes

8 ovos

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de uns 22 cm de diâmetro e forrar o fundo com papel vegetal. Moer as nozes até que fiquem finas. Bater as claras em castelo. Bater as gemas com o açúcar até que tripliquem de volume e fiquem espessas e esbranquiçadas. Misturar a noz moída com as gemas, com cuidado, usando uma colher ou espátula. Adicionar as claras, aos poucos, com movimentos suaves. Deitar a massa na forma até ¾ da sua altura. Cozer durante 30-40 minutos, comprovando a cozedura com um palito, que deverá sair seco do centro do bolo. Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer dentro da forma.

Desenformar e cortar ao meio longitudinalmente.

Rechear e cobrir com uma camada fina de creme de gemas.
Decorar com nozes.

Relacionado