Meio-dia. Um canto da praia sem ninguém. O sol no alto, fundo, enorme, aberto, Tornou o céu de todo o deus deserto. A luz cai implacável como um castigo. Não há fantasmas nem almas, E o mar imenso solitário e antigo,
Parece bater palmas.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Para 8 a 10 pessoas.
Creme de Lima:
Raspa de 5 limas 200 ml de sumo de lima 4 ovos 270 g de açúcar
330 g de manteiga amolecida, cortada em cubos
Misturar os ovos com o açúcar, o sumo e a raspa de lima Levar ao lume, sem deixar ferver, mexendo constantemente até que o creme fique espesso. Coar o creme. Tapar o creme com película aderente rente à superfície e deixar arrefecer até aos 60º C. Incorporar a manteiga, aos poucos, batendo com a batedeira na velocidade máxima.
Refrigerar, tapado com película aderente, durante 2 horas antes de utilizar.
Bolo de claras:
125 g de manteiga amolecida 250 g de açúcar 125 g de farinha com fermento 8 claras
Açúcar em pó para polvilhar.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar de farinha uma forma redonda de cerca de 22cm de diâmetro. Bater a manteiga com o açúcar até que fique um preparado leve e esbranquiçado. Bater as claras em castelo. Incorporar as claras suavemente, alternando com a farinha peneirada. Deitar a massa na forma e cozer durante cerca de 25 a 30 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco.
Retirar do forno e deixar arrefecer durante 10 minutos antes de desenformar.
Frutas variadas.
Cortar o bolo frio horizontalmente em três partes iguais. Rechear e cobrir com o creme de lima. Refrigerar até que fique completamente firme. Cobrir a superfície do bolo com as frutas.