As provas da mudança de estação são já evidentes, chegam com o frio da noite e prolongam-se pelas manhãs, cinzento-eterno-escuro.
As tardes vencem o contra-relógio, numa corrida diária e o sol desponta timidamente, aqui e ali, entre ameaças de chuva e ventos que confluem de todas as direcções.
Assim mesmo, e para que não restassem quaisquer dúvidas, o Domingo de hoje veio cumprir o Outono, espalhando o caos pelas ruas e magnetizando o sofá de um vermelho maduro.
Somos dois, o bolo que arrastou a mesa e a chuva que cai lá fora.
250 g de açúcar 125 g de manteiga amolecida 350 g de claras (cerca de 10 unidades) 125 g de farinha com fermento
100 g de amêndoa crua, pelada e moída
30 g de açúcar em pó
100 g de amêndoa crua em palitos
Pré-aquecer o forno a 180º C. Untar com manteiga e polvilhar de farinha, uma forma com cerca de 24 cm de diâmetro. Bater as claras em castelo. Bater o açúcar com a manteiga até que fique um creme leve e esbranquiçado. Adicionar a amêndoa moída e depois um 1/3 das claras, batendo bem. Juntar a farinha peneirada, usando a batedeira em velocidade baixa e batendo apenas homogeneizar a massa. Incorporar as restantes claras, com cuidado, para que a massa perca o mínimo de volume. Deitar a massa na forma e alisar a superfície com uma espátula. Misturar a amêndoa em palitos com o açúcar em pó e espalhar sobre a massa. Cozer durante cerca de 25 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer cerca de 10 minutos antes de desenformar.