No meu plano há o bolo de chocolate com as velas acesas dos meus anos, relógios sem ponteiros e todas as flores que ainda não trouxe a Primavera.

Por hoje, o mundo é uma criação minha.

Para cerca de 8 a 10 pessoas:

Creme: 400 ml de natas para bater (com cerca de 35% m.g.), frias.

200 g de bolachas caramelizadas (são umas bolachas da marca Lotus)

Bolo (esta receita já foi publicada aqui): 60 g de cacau 100 g de manteiga 120 ml de óleo de girassol 250 ml de água mineral 350 g de açúcar 225 g de farinha de trigo T55 1.25 g de sal fino 8 g de fermento químico 120 ml de leite 2 ovos 2.5 g de bicarbonato

5 g de essência de baunilha

Raspas de chocolate

Para o bolo de chocolate: Pré-aquecer o forno a 180º C. Untar com manteiga, forrar a base com papel vegetal e polvilhar ligeiramente com cacau, quatro formas com cerca de 18 cm de diâmetro. Numa tacho, misturar o cacau, a manteiga, o óleo e a água e levar ao lume até ferver (ou usar uma taça e levar ao microondas).Retirar do lume. Peneirar a farinha com o fermento para uma taça e misturar com o açúcar e o sal, adicionar ao primeiro preparado e bater até que fique uma massa homogénea. Noutro recipiente bater levemente os ovos, o leite, o bicarbonato e a baunilha. Adicionar à mistura anterior, batendo até ligar todos os ingredientes. Dividir a massa uniformemente (cerca de 310 g de massa em cada forma) pelas quatro formas e cozer durante cerca de 20 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Retirar os bolos do forno e deixar arrefecer durante cerca de 10 minutos antes de desenformar.

Desenformar e deixar arrefecer completamente.

Para o recheio de bolachas caramelizadas: Num robot de cozinha triturar as bolachas reduzindo-as a um pó fino. Adicionar as natas e “pulsar” até que fique uma mistura homogénea. Refrigerar e bater antes de usar. Dividir o creme em 4 partes iguais.

Espalhar o creme uniformemente sobre a parte de cima dos bolos e colocá-los uns sobre os outros.

Para as raspas de chocolate: Aquecer ligeiramente uma tablete de chocolate até que fique brilhante (eu costumo usar um secador de cabelo). Com um descascador (usando a parte lateral e não a parte de descascar) ou uma faca de lâmina muito fina, retirar raspas.

Decorar o bolo.