Para lá do Verão de cerejas, despe-te. Deita-te sobre o relógio de areia e estende
a toalha a todos os frutos que ainda há por colher.
Bolo de Canela, Limão e Tomates.
300 a 400 g de tomates maduro 100 g de açúcar 100 g de mel
50 g de manteiga
4 ovos 150 g de açúcar Uma pitada de sal fino 50 g de azeite extra virgem 50 ml de sumo de limão Raspa de um limão 3 colheres de chá de canela em pó 120 g de farinha de trigo T55
6 g de fermento químico
Pré-aquecer o forno a 180º C. Lavar os tomates e cortar em metades (sendo pequenos), ou cortar em rodelas (sendo tomates grandes). Numa tigela colocar a manteiga, o açúcar e o mel e levar ao microondas até que a manteiga se tenha derretido (também se pode fazer num tacho, levando ao lume).
Espalhar uniformemente no fundo de uma forma com cerca de 22 x 35 cm e colocar por cima os tomates.
Numa taça limpa e seca, bater as claras em castelo e juntar, aos poucos, metade do açúcar, sem deixar de bater, até que fique com a consistência leve e brilhante de meregue. Reservar. Noutra taça, bater as gemas com o sal e a outra metade do açúcar até que fiquem esbranquiçadas e dupliquem de volume. Adicionar o azeite e o sumo de limão, a raspa e a canela batendo bem. Juntar a farinha peneirada com o fermento e bater apenas até que esteja uma massa homogénea. Juntar um terço das claras à mistura e bater até que se dissolvam completamente. Juntar as claras restantes, aos poucos, envolvendo bem com uma espátula. Verter a massa na forma. Levar ao forno durante cerca de 30 a 35 minutos ou até que o bolo esteja dourado e um palito inserido no centro da massa, saia seco. Retirar do forno e deixar arrefecer ligeiramente antes de desenformar.
Colocar o bolo sobre uma grade de pastelaria e deixar arrefecer completamente.