Não sou uma pessoa de dias disto ou daquilo. Para mim há o Natal, a Páscoa e os dias de aniversário, que são os mais importantes. Também gosto dos dias em que mudam as estações (principalmente quando começa o Verão), do dia de S. João e do dia da criança, porque é de todos e é sempre bom lembrar.
Ainda assim, acho graça a toda a euforia à volta destas comemorações e o dia de S.Valentim não foge à regra, com corações de todos os tamanhos, proporções e cores a navegarem na internet e pares apaixonados a jantar à luz das velas.
Quando vou para a cozinha, penso em ti e neste dia. Penso sempre em ti, todos os dias, e hoje é dia dos namorados. Sorrio e encho o meu coração com todas as coisas que já vivemos juntos, ponho-as num bolo de alfarroba com a certeza que vais sorrir também.
Para cerca de 6 pessoas:
150 g de manteiga 75 g de farinha de alfarroba 3 ovos 180 g de açúcar mascavado claro Uma pitada de sal ½ colher de chá de essência de baunilha 65 g de farinha de trigo T55
½ colher de chá de fermento químico
Pré-aquecer o forno a 180º C. Untar com manteiga e polvilhar levemente com farinha uma forma com cerca de 18 x 20 cm. Numa taça, derreter a manteiga em banho-maria ou no microondas. Misturar bem a manteiga com a farinha de alfarroba. Noutra taça, bater os ovos com o açúcar, o sal e a baunilha até que fiquem leves e espumosos. Adicionar a mistura de manteiga e alfarroba e continuar a bater até que esteja uma massa homogénea. Juntar a farinha peneirada com o fermento e bater levemente, apenas até misturar todos os ingredientes. Verter a massa na forma e cozer durante cerca de 25 minutos ou até que esteja cozido e tenha o centro ligeiramente húmido.
Retirar do forno e deixar arrefecer durante cerca de 5 minutos antes de desenformar.