Chego a Palma com a promessa de um Verão prolongado, mas todas as minhas expectativas são atraiçoadas com a surpresa de uma chuva intensa. Os dias encolhem-se repentinamente debaixo desta sombra constante, trazendo-me a saudade imediata dos meus queridos raios de sol… Por entre chá e bolachas, procuro o meu abrigo de Outono enquanto espero o brilho de uma estrela maior…

Massa:
Aproximadamente para uns 60 pares de bolachas

100 g de manteiga amolecida 50 g de açúcar em pó 100 g de gemas de ovo cozidas (umas 5/6 gemas) 100 g de farinha de trigo

50 g de maizena

Peneirar a farinha com a maizena. Passar as gemas de ovo cozidas por uma peneira. Bater a manteiga até que fique cremosa. Juntar o açúcar, depois as gemas de ovo passadas e por fim a farinha peneirada com a maizena. Tapar a massa com película aderente e refrigerar por 30 minutos. Pré-aquecer o forno a 150ºC. Estender a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada com 2 mm de espessura. Cortar as bolachas com um molde de 5 cm de diâmetro. Cortar o centro de metade das bolachas com um molde de 2.5 cm de diâmetro. Se a massa estiver muito mole, refrigerar novamente até que esteja firme. Cozer as bolachas até que estejam ligeiramente douradas.

Deixar as bolachas arrefecer completamente até as retirar do tabuleiro (são extremamente frágeis em quente).

Fonte: Alain Ducasse

Curd de limão

Raspa de 5 limões 230 ml de sumo de limão 9 gemas 3 ovos 230 g de açúcar

160 g de manteiga fria cortada em cubos pequenos.

Misturar os ovos com as gemas e reservar. Misturar o sumo de limão com a raspa e o açúcar e levar a ebulição, mexendo continuamente. Retirar o xarope de limão do lume e verter sobre a mistura de ovos e gemas mexendo. Levar a mistura a banho-maria, mexendo regularmente até que o creme esteja consistente.* Deixar que o creme arrefeça a uns 50 ºC. Juntar a manteiga ao creme, mexendo até que tenha uma textura homogénea.

Refrigerar.

*Cozer o creme em banho-maria demora bastante tempo.
O creme pode cozer-se em lume directo, mas há que ter o cuidado de o mexer constantemente para que não queime, nem talhe (nunca deve passar dos 80ºC).


Montagem:
Cobrir a metade das bolachas sem o centro furado, com o curd de limão. Polvilhar a outra metade das bolachas (as furadas) com açúcar em pó.

Cobrir cada metade barrada de curd com a outra metade polvilhada de açúcar em pó.