Era uma vez um “homem das castanhas” muito especial.
“- Quentes e boas!!”- apregoava o homem como todos os “homens das castanhas”, mas era o fumo do carro quem falava mais alto e chamava as pessoas pela rua.

O homem das castanhas tinha apenas quatro centímetros de voz, porque vinha de uma cidade pequenina algures no mundo encantando onde só se ouvia baixinho. Por isso, sempre que tinha que viajar, não podia abdicar do seu carro mágico capaz de percorrer grandes distâncias.

Quando nos aproximámos conservava um tom de pele tostado, de umas recentes férias na neve, e que fazia sobressair os óculos de massa branca. Uma pequena pérola prateada abotoava-lhe o casaco e mostrava um sorriso tão aberto como os seus braços.

-“Quentes”- disse-nos ele em pequenino, enquanto nos entregava um cartucho ainda feito de notícias.

-“Boas”- dissemos nós, com castanhas a saltar nas mãos de tinta e fuligem e a certeza da felicidade mesmo na ponta da língua.

Para cerca de 33 unidades:

60 g de farinha de castanha 110 g de farinha de trigo T55 100 g de manteiga fria, cortada em pequenos cubos 1.5 g de sal fino ½ colher de chá de essência de baunilha 100 g de açúcar amarelo

1 ovo

Glacé Real 100 g de açúcar em pó ½ clara de ovo (17.5 g) 2 gotas de sumo de limão

1 colher de café de essência de baunilha

Colocar as farinhas, o sal, o açúcar e a baunilha num robô de cozinha, ou numa taça. Misturar bem todos os ingredientes usando o modo “pulsar”, ou usar uma colher. Adiconar a manteiga e usar novamente o modo “pulsar”, ou a ponta dos dedos até que se forme uma massa granulosa. Juntar o ovo e carregar no “pulsar”, ou bater até que se forme uma massa homogénea. Retirar a massa do robô ou da taça e embrulhar em película aderente. Refrigerar durante cerca de 30 minutos. Estender a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada com cerca de 5 cm de espessura e refrigerar novamente durante cerca de 30 minutos. Pré-aquecer o forno a 180º C. Preparar um tabuleiro de forno com uma folha de papel vegetal. Com um cortador, marcar a massa com os “homens de castanha” e colocar no tabuleiro ligeiramente espaçados entre si. Cozer durante cerca de 10-12 minutos ou até que estejam dourados.

Retirar do forno e arrefecer sobre uma grade de pastelaria.

Para o Glacé Real: Misturar bem todos os ingredientes até ter a consistência adequada (juntar mais açúcar, se necessário). A mistura deve ficar espessa o suficiente para ao passar uma colher fazer “estrada”. Colocar o glacé dentro de um saco pasteleiro descartável. Cortar a ponta bem fina e decorar as bolachas a gosto. Deixar que o glacé seque sobre as bolachas, antes de as guardar.

Podem misturar-se corantes alimentares no glacé para obter diferentes cores.

Relacionado