A Rua Sésamo era um clássico do meu tempo de desenhos-animados e o monstro das bolachas sempre ocupou um lugar especial no meu top de preferências.
Lembro-me de o imitar, com o meu irmão David, e de enchermos a boca de bolachas até ao ponto de não a conseguirmos fechar… as nossas gargalhadas projectavam migalhas por todos os lados e essa era a nossa maior felicidade.
No fundo, acho que sempre gostei do monstro das bolachas porque é uma parte de mim. Aquela parte que desperta sem aviso e me faz ir para a cozinha de madrugada abrir todos os armários.
Nunca vos aconteceu ter aquela fome súbita capaz de devorar mil e uma iguarias? Aqueles momentos em que deliram com comida? E isto não vos acontece àquelas horas pouco impróprias e em que geralmente não é possível ir às compras?
Geralmente, comigo, as três respostas são afirmativas.
Ontem, tive um desses momentos impulsivos, obsessivos e compulsivos em que o monstro se apoderou de mim e me obrigou a meter as mãos na massa…
Houve migalhas por todos os lados.
Para 24 bolachas:
50 g de manteiga amolecida 75 g de açúcar 1 ovo pequeno, batido 100 g de farinha de trigo ½ colher de chá de fermento químico 30 g de amêndoa picada
50 g de chocolate negro de culinária, cortado em pequenos pedaços
Preparar um tabuleiro de forno com uma folha de papel vegetal. Bater a manteiga com o açúcar até estar cremosa. Juntar o ovo e a farinha peneirada com o fermento batendo apenas até incorporar todos os ingredientes. Juntar a amêndoa e o chocolate e misturar. Dividir a massa em 24 partes e formar bolas. Refrigerar durante 30 minutos. Pré-aquecer o forno a 190ºC. Cozer as bolachas durante cerca de 5 a 10 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer durante 5 minutos antes de retirar do tabuleiro.
Arrefecer as bolachas sobre uma grade de pastelaria.