Há receitas que se servem das nossas mãos sem cerimónia e sabem de cor o caminho até à boca. Há dias em que um “bis” salta com a tampa do frasco e grita desesperadamente até às últimas migalhas…

Para cerca de 28 unidades

200 g de farinha T65 1/2 de colher de chá de bicarbonato 2 ovo 125 g de açúcar 1 pitada de sal 1/2 colher de chá de extracto de baunilha 2 colheres de chá de raspa fina de limão 120 g de amêndoas inteiras com pele

90 g de arandos secos

Pré-aquecer o forno a 150º C. Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal. Peneirar a farinha com o bicarbonato numa taça. Bater os ovos, o açúcar, o sal, a baunilha e a raspa de limão (na batedeira a velocidade alta por 5 minutos). Juntar os ingredientes secos e bater a velocidade baixa, apenas até que estejam incorporados. Juntar as amêndoas e o arandos e misturar bem na massa. Verter a massa sobre uma superfície enfarinhada. Formar um rectângulo com a massa com cerca de 10 cm de largura e 2,5 cm de altura, polvilhando com bastante farinha. Colocar a massa sobre o tabuleiro e cozer até que esteja dourado (cerca de 40-50 minutos). Retirar do forno, retirar o excesso de farinha e deixar arrefecer durante 10 minutos. Reduzir a temperatura do forno para 135º C. Cortar fatias com cerca de 1 cm de largura com uma faca de serra. Colocar as fatias sobre um tabuleiro e cozer durante cerca de 20-25 minutos, virando-as a meio da cozedura. Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grade.

Guardar os biscotti num recipiente hermético.