A maior declinação acontece quando se espera.
O equador é inútil para que saiba que o dia mais longo começou.
Bavarois 1,5 folhas de gelatina (4 g) 10 g de lúcuma em pó 50 g de açúcar 2 gemas (35 g) 60 ml de leite 60 ml de natas para bater (cerca de 35% M.G.)
0,5 g de sal fino
140 ml de natas para bater (cerca de 35% M.G.)
Bolachas com Aveia (para cerca de 30 unidades) 2 claras 70 g de manteiga derretida 70 g de açúcar 35 g de farinha de trigo T55
35 g de flocos de aveia grossos
Para a bavarois, num recipiente com água fria, hidratar as folhas de gelatina e escorrer bem. Reservar. Num tacho, misturar o pó de lúcuma, o açúcar, as gemas, o leite, as natas e o sal. Levar ao lume, mexendo continuamente, sem deixar ferver e até que engrosse (o creme deve cobrir as costas de uma colher). Retirar do lume, juntar a gelatina e mexer bem. Colocar o creme num prato, tapado com película aderente rente à superfície e deixar arrefecer. Numa taça, bater as natas frias até que fiquem firmes. Juntar um terço das natas ao creme e bater bem. Juntar as natas restantes, aos poucos, envolvendo delicadamente com uma espátula.
Refrigerar durante cerca de 4 horas ou até que esteja firme.
Para as bolachas, numa taça misturar bem todos os ingredientes e refrigerar durante cerca de 30 minutos.
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Preparar um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
Estender porções de massa (cerca de 1 colher de chá cada uma) sobre o papel, ligeiramente espaçadas entre si. Levar ao forno durante cerca de 5 a 6 minutos ou até que estejam cozidas e com as bordas douradas. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente sobre um rolo de cozinha.
Guardar num recipiente, protegidas da humidade.
Servir a bavaroise bem fria com as bolachas.