Sim Carolino ó-i-ó-ai
Sim Carolino ó-ai meu bem.
Para cerca de 4 a 5 pessoas:
200 g de água Uma pitada de sal 1/2 vagem de baunilha (ou 1 colher de chá de extracto/essência) 50 g de arroz Carolino 400 g leite de coco (uma lata) 80 g de açúcar
100 g de chocolate com cerca de 52% de cacau, finamente picado.
2 a 3 alperces
pistácios q.b.
Num tacho, colocar a água, o sal e a vagem de baunilha (abrir a vagem longitudinalmente e raspar o interior com uma faca) até fever. Juntar o arroz e baixar o lume. Cozinhar lentamente, mexendo regularmente, até que a água esteja praticamente toda evaporada. Juntar 1/3 do leite de coco quente e deixar cozinhar até que evapore, mexendo. Juntar o outro terço do leite de coco e repetir a mesma operação. Finalmente, juntar o açúcar e o restante leite de coco e deixar ferver durante cerca de 5 minutos em lume brando. Retirar do lume e remover a vagem de baunilha. Adicionar o chocolate e mexer até que se derreta e o arroz-doce esteja homogéneo. Colocar o arroz-doce numa travessa ou distribuir por taças e deixar arrefecer completamente.
Servir com os alperces* e os pistácios.
Nota: Eu prefiro comer o arroz-doce à temperatura ambiente, mas também pode servir-se frio.
*Os alperces podem ser colocados ao natural ou polvilhados com açúcar em pó, antes de servir.
Eu fiz num xarope com 75 g de açúcar, 50 g de água e as cascas dos alperces. Levei ao lume a ferver durante cerca de 2 minutos, deixei arrefecer completamente e coei. Os alperces foram postos no xarope já frio.