Contente de me dar como as gaivotas bebo o Outono e a tarde arrefecida. Perfeito o céu, perfeito o mar, e este amor
por mais que digam é perfeito como a vida.
Tenho tristezas como toda a gente. E como toda a gente quero alegria. Mas hoje sou dum céu que tem gaivotas,
leve o diabo essa morte dia a dia.
Eugénio de Andrade, Com as gaivotas
Alfajores com dulce de leche
Para 40 unidades (20 pares de bolachas)
Doce de leite
(ver outra receita aqui):
1 lata de leite condensado Pôr a lata de leite condensado completamente imersa em água, dentro de uma panela. Levar a lume forte até começar a ferver. Baixar o lume, mantendo a ebulição e deixar que o leite condensado coza durante 3 horas e meia. Ir acrescentando água à medida que esta evapore. Abrir em frio, para que a lata não expluda. Também se pode cozer numa panela de pressão.
As latas de leite condensado cozido podem guardar-se fechadas e ao longo do tempo começam a criar pequenos pedacinhos cristalizados.
Massa dos alfajores:
112 g de maizena 125 g de farinha de trigo 1 ovo 50 g de manteiga amolecida 62 g de açúcar em pó 2 g de levedura química (meia colher de sobremesa)
1 colher de chá de essência de baunilha
Pré-aquecer o forno a 250ºC. Preparar um tabuleiro com papel vegetal. Bater a manteiga com o açúcar até que fique cremosa. Juntar o ovo e a baunilha mexendo até que estejam incorporados. Adicionar a farinha peneirada com a maizena e o fermento e amassar até que fique uma massa homogénea. Estender a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada com 3-4 mm de grossura. Cortar bolachas de 5 cm de diâmetro. Colocar os alfajores no tabuleiro e cozer durante 4-5 minutos Os alfajores devem ficar brancos (cuidado para não deixar cozer demasiado).
Retirar do tabuleiro e deixar arrefecer sobre uma grade.
Rechear cada par de alfajores com dulce de leche.
Passar por côco ralado ou cobrir de chocolate.
Os alfajores são típicos da América do Sul.