Está frio…um frio húmido que se entranha desde a pele até à alma. As ruas usam gorros e cachecóis e enchem-se de uma pressa gelada…

Eu permaneço aqui, no abrigo convidativo do calor da minha cozinha.

Pequeninas, convidativas, provocadoras… as minhas Sachertorte!

Sachertorte

Bolo de chocolate sem farinha: 175 g de claras 60 g de açúcar 2 gemas 35 g de manteiga amolecida

140 g de chocolate partido em pedacinhos

Pré-aquecer o forno a 210ºC. Untar e forrar de papel vegetal um tabuleiro de forno. Derreter o chocolate em banho-maria ou no microondas com uma potência media e mexendo de 20 em 20 segundos para que não se queime. Misturar a manteiga com o chocolate. Reservar. Montar as gemas. Reservar. Bater as claras em neve e ir juntando o açúcar até que tenha a consistência firme e brilhante de merengue. Envolver com cuidado, com uma espátula, as gemas montadas com o merengue. Por fim, misturar o chocolate derretido com a manteiga. Espalhar a massa uniformemente na forma.

Cozer 7 minutos.

Geleia de alperce

Brilho de chocolate:

175 ml de água 125 g de açúcar 100 ml de nata 25 g de glucose 62.5 g de cacau

4 folhas de gelatina

Misturar a água, o açúcar, a nata e a glucose e ferver até aos 105ºC. Retirar do lume. Misturar as folhas de gelatina previamente hidratadas e escorridas até que se dissolvam.

Quando a temperatura tiver baixado um pouco, juntar o cacau.

Utilizar morno e reaquecer no microondas ou em banho-maria para posteriores utilizações.

Cortar o bolo em 4 partes. Barrar generosamente de geleia de alperce. Montar as camadas de bolo e colocar sobre uma rede com um tabuleiro no fundo. Com uma concha de sopa, cobrir generosamente o bolo. (todo o brilho que escorre para o tabuleiro pode reutilizar-se depois).

Cortar e decorar a gosto com alperce e chocolate.