Os figos abundam e eu tenho fome…
Para 6 pessoas: 8-10 figos cortados em quartos.
Calda de Porto com baunilha:
35 g de açúcar 200 g de vinho do Porto tinto ½ vagem de baunilha Aquecer o vinho do Porto com a vagem de baunilha (para não salpicar quando adicionado ao caramelo). Caramelizar o açúcar em seco (levar o açúcar ao lume sem água, mexendo até que caramelize). Juntar o vinho com a vagem ao açúcar e deixar que levante fervura. Juntar os figos e retirar do lume. Refrigerar.
Mousse de queijo (ver a receita!)
Preparar a mousse e refrigerar. Fazer uma quenelle de mousse de queijo, usando uma colher molhada em água morna (se a água estiver demasiado quente a mousse perderá a sua textura).
Nozes caramelizadas:
50 g de açúcar 50 g de nozes Caramelizar o açúcar em seco. Juntar as nozes e envolvê-las bem no caramelo. Deitar as nozes caramelizadas sobre um prato untado com óleo e deixar que endureçam. Cortar grosseiramente as nozes caramelizadas.
Palitos de massa folhada:
100 g de massa folhada * Canela e açúcar q.b. Estender a massa folhada bem fina e cortar em palitos. Polvilhar com canela e bastante açúcar. Cozer até que fiquem dourados. Reservar num lugar sem humidade. * Ainda não tenho nenhuma receita de massa folhada no flagrante delícia. Como a receita exige uma explicação passo-a-passo para que seja clara, optei por deixá-la para um outro post. Se usarem massa folhada de compra, evitem as que levam gordura vegetal hidrogenada, já que esta é muito prejudicial para a saúde.
Montagem:
Num prato, dispôr os figos frescos com um pouco de calda, servir com as nozes caramelizadas, uma quenelle de mousse de queijo e os palitos de massa folhada.