São 6 horas e, antes que seja dia, dirijo-me à cozinha com fome e sem piedade. A insónia de uma pêra oferece-me companhia e vemos nascer a aurora sobre uma pilha de panquecas…
Panquecas de pêra:
Para umas 16 unidades de 6-7 cm de diâmetro:
200 g de farinha com fermento 80 g de açúcar demerara ou amarelo* 30 g de manteiga derretida e fria 1 pitada de canela
120 g de pêra crua sem pele (usei pêra ercolini)*
1 ovo
100 ml de leite
Misturar os ingredientes secos numa taça. Juntar os líquidos e misturar até que a massa esteja homogénea.
Incorporar a pêra crua ralada.
Aquecer uma frigideira anti-aderente a lume brando. Molhar um algodão em óleo e passar na frigideira. Deitar colheradas de massa, deixar que cozinhem de um lado e virá-las do outro lado até dourar. Retirar da frigideira mantendo-as quentes.
Entre cada nova panqueca, passar o algodão na frigideira.
Acompanhei com xarope de ácer e pinhões.
*usei açúcar demerara mas triturei-o no moinho de café até ficar fino. Parece-me uma boa opção substituir este açúcar por açúcar amarelo que já vem em pó.
*ercolini é uma variedade de pêra italiana de uma cor verde-amarelada que se encontra nos meses de Verão. Tem uma pele fina e uma polpa branca, dura e sumarenta de sabor bastante doce.
Esta pêra deve ser consumida sem que esteja demasiado madura.
Nota: as panquecas, ao contrário dos crepes, devem ser fofas e grossas e por isso devem colocar-se colheradas de massa sem as espalhar na frigideira.
Quentes, sexys e meladas…
Panquecas de milho com mel
Para 12 unidades:
170 g de farinha de trigo 15 g de fermento químico 35 g de açúcar 200 g de milho doce cozido 250 ml de leite gordo 30 g de manteiga
2 ovos
Fazer puré com metade do milho, coar e reservar. Bater a farinha com o açúcar e os ovos.
Juntar o leite, o puré de milho e os grãos restantes.
Aquecer uma frigideira antiaderente em lume médio. Untar ligeiramente com um pano ou papel embebido em gordura (repetir o processo entre cada panqueca).
Deitar uma porção de massa na frigideira e deixar que doure de ambos os lados, virando-a com a ajuda de um prato.
Servir com mel.
Os crepes amanhecem…e lavada pela luz matinal, a toalha espreguiça-se sobre a mesa.
Crepes
Para 20 unidades:
140 g de farinha de trigo 2 ovos 200 ml de água 200 ml de leite 30 g de manteiga derretida 25 g de açúcar Uma pitada de sal
Um pouco de baunilha
Misturar tudo até que fique uma massa lisa (coar se necessário). Pôr uma frigideira antiaderente em lume médio. Passar na frigideira um papel ou algodão embebido em óleo (repetir esta operação entre cada crepe). Deitar na frigideira uma porção de massa justa para cobrir o fundo.
Dourar dos dois lados (usar um prato para girá-los facilita o processo).
Acompanhar com doce, fruta, creme, gelado, queijo, chocolate, caramelo…
O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia…
…O blau da blusa blandiciou o blandifluo blini…
Blinis
Para 8 pessoas:
3 gemas ½ colher de sopa de azeite 3 dl de leite morno 20 g de levedura 2 g de sal 75 g de manteiga derretida 150 g de farinha forte (para pão) 100 g de farinha fraca (a de trigo corrente) 3 claras
6 colheres de sopa de açúcar
Dissolver o fermento com um pouco do leite morno. Pôr na batedeira, com o gancho de amassar, as farinhas peneiradas e ir adicionado as gemas, o azeite, o leite morno, o sal, a manteiga derretida e por último o fermento previamente diluído. Quando a massa estiver homogénea deixar repousar num lugar temperado, coberta com film, durante 1 hora ou até que duplique de volume. Montar as claras em neve e ir juntado o açúcar. Misturar o merengue na massa fermentada e deixar repousar mais uma hora.
Pôr uma frigideira anti-aderente em lume brando com um pouco de manteiga, deitar 1 colher de sopa de massa e deixar que se doure dos dois lados.
…o primeiro não costuma sair bem!
Há frigideiras próprias para blinis que facilitam a sua execução e garantem uma forma perfeita, no entanto, usando uma normal o resultado é bastante satisfatório.
Tradicionalmente, estas “panquecas” de origem russa, servem-se com crème fraîche e caviar ou salmão fumado. Estes, mais doces, acompanho-os de groselhas e iogurte grego açucarado.