Ontem foi o dia em que julguei ser o fim das receitas do mês de Agosto. Lavei tão mas tão bem a minha balança, que ela começou a alucinar com números estranhíssimos… ainda pensei em apontá-los como a revelação secreta de alguma receita perdida, mas com onças e gramas alternando-se a uma velocidade louca, achei por bem exorcizá-la e pus o secador em acção. Sem qualquer resultado e com o orçamento mais que ultrapassado, não me podia permitir comprar outra até Setembro…
Foi de manhãzinha que a encontrei reanimada… Enchi-me de uma felicidade desmedida e voltamos à vida pesada!
Rolitos de banana com creme de manga
Para 8 rolitos (de massa com 12 cm de diâmetro): Massa brick 2 bananas 60 g de açúcar 12 g de manteiga
Rum
Creme de manga: 300 g de nata 200 g de leite 5 gemas 100 g de açúcar
175 g de polpa de manga coada
Preparar um creme inglês: Numa taça misturar as gemas, o açúcar e uma parte do leite (o suficiente para diluir tudo). Levar o leite e a nata a ebulição e deitar sobre o preparado de gemas sem parar de mexer. Coar e levar de novo a lume brando, sem que ferva, mexendo até que as gemas cozam e o creme se agarre às costas de uma colher. Retirar do lume e misturar a polpa de manga.
Refrigerar.
Fazer um caramelo com o açúcar e a manteiga. Saltear a banana cortada em rodelas. Juntar um pouco de rum e flambear. Retirar do lume. Por a banana numa das extremidades da folha de massa brick e enrolar como um crepe chinês: dar uma primeira volta sobre o recheio, dobrar as partes laterais para dentro e enrolar até ao final. Para que a massa não se solte, manter os rolos com as dobras viradas para baixo ou colar com um pouco de farinha dissolvida em água (deve ficar uma mistura grossa). Fritar em óleo quente 175º C (a massa deve crepitar no contacto imediato com o óleo ou não ficará crocante).
Servir os rolos quentes com o creme bem frio.
Para faze-los pequeninos, cortei círculos de brick com 12 cm de diâmetro.
Também pintalguei o creme com polpa de manga!