O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia…
…O blau da blusa blandiciou o blandifluo blini…

Blinis

Para 8 pessoas:

3 gemas ½ colher de sopa de azeite 3 dl de leite morno 20 g de levedura 2 g de sal 75 g de manteiga derretida 150 g de farinha forte (para pão) 100 g de farinha fraca (a de trigo corrente) 3 claras

6 colheres de sopa de açúcar

Dissolver o fermento com um pouco do leite morno. Pôr na batedeira, com o gancho de amassar, as farinhas peneiradas e ir adicionado as gemas, o azeite, o leite morno, o sal, a manteiga derretida e por último o fermento previamente diluído. Quando a massa estiver homogénea deixar repousar num lugar temperado, coberta com film, durante 1 hora ou até que duplique de volume. Montar as claras em neve e ir juntado o açúcar. Misturar o merengue na massa fermentada e deixar repousar mais uma hora.

Pôr uma frigideira anti-aderente em lume brando com um pouco de manteiga, deitar 1 colher de sopa de massa e deixar que se doure dos dois lados.

…o primeiro não costuma sair bem!

Há frigideiras próprias para blinis que facilitam a sua execução e garantem uma forma perfeita, no entanto, usando uma normal o resultado é bastante satisfatório.

Tradicionalmente, estas “panquecas” de origem russa, servem-se com crème fraîche e caviar ou salmão fumado. Estes, mais doces, acompanho-os de groselhas e iogurte grego açucarado.

Relacionado