Há objectos especiais. Coisas tão vivas que parece que respiram e pelas quais nutro um imenso carinho. São as minhas bonecas, confidentes do meu mundo encantado e cúmplices em todas as minhas histórias.

Há o rapa que um dia emprestei ao Oriol Balaguer, as formas da minha avó Leonor e alguns livros e cadernos de receitas antigos que me têm acompanhado ao longo deste caminho. Assim mesmo, a minha batedeira é A F-A-V-O-R-I-T-A, escrita sempre com maiúsculas e com uma enorme vantagem em relação às demais.

É uma Kenwood de pé, meia branca, meia descascada e que entretanto funciona com uns ganchos comprados a um preço ridículo pelo ebay. Mais do que isso, é uma batedeira com a qual tenho uma relação especial.

Foi na casa que aluguei em Palma quando fui estudar cozinha, que a descobri por acaso. (Há tanto tempo que queria ter uma assim…) Estava perdida à minha procura, no meio dos caixotes do arrumo, e é inevitável que não tenha por ela o sentimento de ter encontrado algo que estava à minha espera, como um destino ou uma coincidência estranha.

Gosto quando estamos as duas na cozinha porque não precisamos de falar para (de)bater sobremesas durante horas. Faz um merengue fantástico e mousses de lamber os dedos. Juntas começamos o Flagrante Delícia…o que é que posso dizer mais? É amor, como um bolo de chocolate partilhado.

Para 4 pessoas:

3 pêras 60 g de açúcar 50 g de chocolate de culinária 52% 35 g de manteiga 50 g de farinha 2.5 g de fermento 50 g de amêndoa crua, pelada e moída 1 ovo 1 gema

100 ml de leite

Pré-aquecer o forno a 180º C. Lavar, descascar e descaroçar as pêras. Cortar em fatias finas. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma com cerca de 22 cm de diâmetro. Colocar uniformemente as pêras na forma. Cortar o chocolate em pequenos pedaços e juntar à manteiga, numa taça. Derreter em banho-maria ou no microondas, com pequenos intervalos de calor e mexendo regularmente. Peneirar a farinha com o fermento e misturar com o açúcar e a a amêndoa. Bater levemente os ovos com o leite. Misturar os ingredientes líquidos com os ingredientes secos e por fim o chocolate derretido com a manteiga. Colocar a massa na forma. Cozer durante cerca de 20-30 minutos ou até que os lados estejam firmes e o centro ligeiramente mole.