E para comer também.
Para cerca de 6 a 8 pessoas:
225 g de manteiga amolecida 200 g de açúcar 4 ovos 300 g de farinha de trigo ½ pacote individual de levedura química (8 g) 150 ml de rum 120 g de passas
350 g de frutas cristalizadas
Frutas cristalizadas extra para decorar
Geleia de marmelo para pincelar
Macerar as passas em rum durante uma noite. Escorrer as passas e reservar o rum restante. Pré-aquecer o forno a 250ºC. Untar e polvilhar de farinha uma forma de bolo inglês com uns 26 cm de comprimento. Cortar as frutas em pequenos pedaços. Bater a manteiga com o açúcar, até que estejam bem misturados. Adicionar os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Juntar a farinha peneirada com o fermento e bater apenas até ligar todos os ingredientes. Incorporar as passas, com movimentos suaves, levantando a massa. Juntar as frutas cristalizadas da mesma forma. Deitar a massa na forma. Colocar o bolo no forno e baixar a temperatura para 180ºC. Quando se comece a formar uma crosta no bolo (10-15 minutos), fazer um golpe longitudinal na superfície do bolo. Deixar cozer por aproximadamente 1 hora, comprovando com um palito que deve sair seco quando inserido no centro do bolo. Retirar do forno e deixar arrefecer o bolo durante uns 10 minutos antes de desenformar. Regar o bolo com o rum restante e pincelar com a geleia. Enfeitar com frutas cristlizadas. Deixar arrefecer completamente. Guardar o bolo refrigerado coberto com papel aderente (conserva-se 1 a 2 semanas) e preparar preferentemente 4 dias antes de comer.
Retirar do frigorífico 30 minutos-1 hora antes de comer.
Porquê macerar as passas?
Macerar as passas num líquido torna-as mais moles e macias e contribui para equilibrar a quantidade de líquido na receita, já que estas podem absorver humidade da massa.
Além disso, o líquido usado dá um sabor especial à massa.
O rum extra, no final, torna o bolo mais húmido.