A primavera cresce invertida. No sentido das flores há a sensibilidade ao sol e à ausência. Na terra terminam os antagonismos, se a pele é permeável. Uma estação dos dois hemisférios do compromisso,
nasce perpétua.
Creme de Cenoura com Amêndoas Caramelizadas (Sem Glúten).
Creme de Cenoura: 100 g de açúcar 40 g de amido de milho 3 gemas 50 g de leite 1/2 pau de canela 200 g de cenouras limpas e peladas (cerca de 4 unidades)
200 g de natas para bater (cerca de 35% de M.G.)
Amêndoas Caramelizadas: 100 g de amêndoas peladas laminadas ou em palitos 20 g de manteiga 50 g de açúcar Uma pitada de sal fino marinho
¼ de colher de chá de extracto de baunilha ou canela em pó
Para o creme, numa taça misturar bem o açúcar e o amido. Juntar as gemas e o leite e misturar bem. Reservar. Num tacho misturar as cenouras cortadas em rodelas e as natas, triturar com uma varinha mágica (também se pode usar um robô de cozinha) e juntar a canela. Levar ao lume até ferver e coar. Verter sobre a mistura anterior sem deixar de mexer. Levar novamente ao lume, mexendo regularmente, até que ferva e engrosse.
Retirar do lume e distribuir por taças. Refrigerar.
Para as amêndoas caramelizadas, misturar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume até que a manteiga derreta e o açúcar comece a caramelizar, mexendo bem. Retirar do lume e colocar num tabuleiro com uma folha de papel vegetal parafinado e deixar arrefecer completamente.
Guardar num recipiente hermético e colocar sobre o creme apenas na hora de servir, para que o caramelo não amoleça no frio.
Decorei com folhas de Perpétua.