O dia não está para santos.

Para cerca de 10 unidades com cerca de 30 g cada:

60 g de manteiga amolecida 75 g de açúcar amarelo 1 gema 75 g de puré de abóbora* ¼ de colher de chá de extracto de baunilha ¼ de colher de chá de canela Uma pitada de noz-moscada 100 g de farinha T55

2,5 g de fermento químico

açúcar em pó para polvilhar

Numa taça, bater bem a manteiga com o açúcar até estar um preparado cremoso. Juntar a gema e o puré de abóbora e bater até que todos os ingredientes estejam bem ligados. Por fim, juntar as especiarias e a farinha peneirada com o fermento e bater apenas até estar uma massa homogénea.

Refrigerar durante cerca de 30 minutos.

Pré-aquecer o forno a 180º C. Preparar um tabuleiro de forno com uma folha de papel vegetal. Colocar colheradas de massa no tabuleiro espaçadas entre si. Cozer durante cerca de 10 a 12 minutos ou até que os bolos estejam firmes. Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grade de pastelaria.

Povilhar com açúcar em pó.

*para o puré de abóbora, usei sensivelmente o dobro do peso de abóbora-menina em cru e assei em pedaços grandes com a casca, no forno a 180º C durante cerca de 40 minutos. Depois retirei a polpa da abóbora e reduzi a puré. O puré foi num tacho ao lume, mexendo, até estar bem grosso.

Relacionado