Estende-se, enrola-se, desenrola-se em chocolate…
Para 4 pessoas:
200g de farinha de trigo + farinha para trabalhar a massa 2g de sal fino 2 a 3ovos 40g de açúcar em pó
50g de cacau em pó
3 l de água para cozer 20g de manteiga para saltear
50g de açúcar extra-fino para polvilhar
Peneirar a farinha com o sal numa taça e fazer um oco no centro. Reservar. Bater os ovos numa taça e peneirar por cima o açúcar em pó e o cacau e misturar bem. Verter a mistura dos ovos no oco da farinha e misturar até que fique uma massa homogénea e que se despegue dos dedos.
Formar uma bola com a massa e refrigerar por 1 h e meia, envolta em film.
Dividir a massa em 3 partes e estender finamente sobre uma superfície enfarinhada. Polvilhar bem cada “folha” de massa com farinha e enrolar, apertando bem. Cortar cada rolo em lâminas de 5 mm de grossura. Desenrolar os tagliatelles e deixá- los secar sobre um pano com farinha, durante uns 30 minutos. Ferver a água, juntar a massa, mexer ligeiramente e deixar que se coza. (a massa está pronta quando comece a flutuar) Escorrer bem a massa. Saltear com manteiga e polvilhar com o açúcar extra-fino.
Servir imediatamente com o molho de chocolate quente.
Molho de chocolate:
Para 500 ml:
130 g de chocolate negro com 70% de cacau partido aos pedacinhos 250 ml de água 70 g de açúcar extra-fino
125 ml de nata espessa
Misturar bem todos os ingredientes e pôr num tacho até que ferva, em lume moderado, mexendo sempre. Baixar o lume para o mínimo e deixar cozer até que o molho tenha uma textura untuosa e que cubra as costas de uma colher. Retirar do lume e usar de imediato. Pode deixar-se arrefecer à temperatura ambiente, mexendo de vez em quando. Pode guardar-se no frigorífico por 2 semanas, num recipiente hermético.
Para voltar a aquecer o molho, pô-lo em banho-maria, mexendo ocasionalmente.
Fonte: Pierre Hermé